CTRL + ALT + Truth

Dei por mim, pela primeira vez, na Bulgária, a participar no projeto CTRL+ALT+TRUTH YE, cujo tema foi o mundo digital e os riscos que enfrentamos todos os dias online. Durante o projeto abordamos assuntos tais como detetar fake news, segurança de dados pessoais, passwords… assuntos que podem parecer pequenos ou até “banais”, mas que estão presentes em cada momento que passamos no telemóvel, no computador ou nas redes sociais… entre workshops, palestras e atividades em equipa percebi o quanto ainda havia para acrescentar ao meu conhecimento.
O que mais me marcou, sem dúvida, foram os momentos interculturais. É sempre incrível estar com jovens de diferentes países e partilhar ideias e experiências, mas neste projeto tive contacto, pela primeira vez, com culturas com as quais nunca tinha convivido de perto, como a Turquia. Na sua noite intercultural recriaram um casamento turco, com música e tradições, e foi uma experiência que nunca vou esquecer.
Perceber estas diferenças e, ao mesmo tempo, sentir a igualdade que nos une é aquilo que torna os projetos Erasmus tão especiais e este sem dúvida não foi exceção. Levo comigo não só novos conhecimentos, mas também momentos únicos, amizades e memórias que ficam para sempre!
Um agradecimento especial à equipa portuguesa e à Check-IN por me ter proporcionado esta oportunidade única.
Mariana M.
Este projeto reuniu todas as condições para ser uma experiência incrível: o tema, a acomodação, a gastronomia, as atividades e, claro, as pessoas.
O tema, o mundo digital e os seus riscos, deixou-me desde logo entusiasmado, porque estudo programação e estou habituado a lidar diariamente com computadores, dispositivos móveis e segurança online. Foi muito enriquecedor aprofundar estes assuntos nos workshops e diversas atividades práticas que desenvolvemos durante o projeto.
A acomodação foi excelente e todos os dias tivemos a oportunidade de experimentar um pouco da gastronomia local. Os momentos interculturais foram inesquecíveis: partilhar tradições, aprender sobre culturas diferentes e conhecer novas perspetivas deu um brilho especial ao projeto.
Um dos dias que mais me marcou foi a caminhada até à torre central em Pamporovo. Durante a subida, tive tempo para conversar, conhecer melhor cada participante e criar laços que ficam para além do projeto.
Fábio A.
De 17 a 24 de agosto participei no Youth Exchange “CTRL + ALT + Truth”, em Pamporovo, Bulgária.
As atividades do projeto focaram-se nas redes sociais e na literacia digital e mediática. Estas passaram por palestras, workshops e atividades práticas, maioritariamente desenvolvidas em grupo. Temáticas como a pegada digital, a evolução dos media e as “fake news” foram algumas das abordadas e que me fizeram perceber que, mesmo tendo crescido num mundo já digitalizado e já sabendo tanto, ainda há imenso para aprender e descobrir. São projetos como este que me dão essa oportunidade e penso que este conseguiu atingir as minhas expectativas nesse sentido, tendo sido interessante, dinâmico e informativo.
Além destas atividades relacionadas diretamente com o tema do YE, ainda fizemos uma caminhada pelas montanhas, o que foi, apesar de cansativo, muito divertido e interessante. Adorei esta oportunidade de descobrir a natureza de um país onde nunca tinha estado e de poder partilhar esta experiência com tantas pessoas diferentes.
Isto leva-me, então, à última parte que quero referir e que me marcou bastante: as noites culturais. As noites culturais desenvolvidas por cada país conseguem sempre surpreender-me, de forma positiva. Adorei conhecer, através dos outros participantes, um bocadinho da cultura de cada um. Estas experiências fazem-nos perceber o quão diferentes e, ao mesmo tempo, o quão parecidos somos, o que acho incrível.
Este projeto foi, assim, sem dúvida, uma experiência que me vai marcar para sempre e que vou guardar na memória com imenso carinho.
Neele B.
Participar no projeto YE Erasmus+ “CTRL + ALT + Truth” na Bulgária foi uma experiência maravilhosa. Estas oportunidades são uma janela aberta para o mundo: conhecemos novas culturas, pessoas inspiradoras e realidades diferentes, enquanto nos desafiam a sair da nossa zona de conforto. No final, regressamos a casa com a sensação de grande crescimento e muitas memórias. Este projeto em Pamporovo explorou o tema da comunicação nos dias de hoje, onde juntou 7 países, tendo as montanhas como cenário de fundo. Para além das atividades sobre os temas, temos espaço para nos conhecermos e fazer muitas atividades. Alguns dos melhores momentos estão nas noites interculturais, onde cada país leva um pouco da sua “casa” e através da música, dança, histórias, tradições e gastronomia sentimos que estamos mesmo a ser recebidos noutro lugar. Nestes dias aprendi muito não só sobre comunicação, mas também sobre mim própria. Recomendo a todos que vivam experiências como esta e se desafiem! Espero poder voltar em breve! :))
Inês P.