O The Unarmoured Warrior foi um curso de formação que aconteceu em Vinci, Itália, no verão de 2024.
O Gonçalo e o Tiago foram os participantes portugueses que embarcaram neste processo de aprendizagem, e partilham, agora, connosco o seu testemunho.


Para mim este curso de formação revelou ser uma grande surpresa pela positiva. Inicialmente com o pouco que conhecia o curso, aparentava que iriam apenas ser discutidos temas que muita gente já conhece. Logo após o primeiro dia, percebi eu de facto tinha encontrado algo especial. Todas as palestras, exercícios e momentos de reflexão pegaram em temas como vulnerabilidade e empatia e conseguiram transformá-los em algo muito mais. Toda a estrutura do programa foi muito bem pensada, a disponibilidade e experiência dos formadores era mais que visível e a criatividade do modo em como nos faziam sair, de modo confortável, da zona de conforto de cada um foi impressionante. Para além do curso em si, todo o grupo de participantes acrescentou algo especial, grandes amizades foram formadas e modos de viver foram partilhados. De uma abertura e fraternidade entre pessoas de sítios tão diferentes e com maneiras de ver a vida diferentes, fez esta semana um momento que deixará um impacto para o resto da vida.
Tiago F.


Tive a oportunidade de participar num curso de formação em Vinci, Itália, que teve como principal tema a vulnerabilidade e como esta nos pode ajudar a ter melhores relações interpessoais.
Desde o início, o projeto mostrou-se extremamente intenso e interessante. Aprendi bastante sobre a importância da vulnerabilidade e como abraçá-la pode melhorar significativamente as nossas relações pessoais. Através de várias atividades e sessões com dois trainers incríveis, o grupo explorou competências sociais e de autoconhecimento que considero fundamentais para o crescimento tanto do grupo como pessoal.
A organização do curso foi impecável. Toda a logística, desde o transporte até às refeições, foi perfeita proporcionando um ambiente muito confortável a todos os participantes.
Um dos meus pontos preferidos foi a diversidade do grupo. Estavam presentes pessoas de diferentes backgrounds, nacionalidades, personalidades e idades, o que proporcionou uma troca cultural e de experiências muito ricas. Tive a oportunidade de interagir com pessoas extremamente simpáticas e todas muito diferentes umas das outras, o que melhorou ainda mais a experiência.
O local onde o curso foi realizado era super calmo e muito bonito. Vinci é uma cidade linda, com paisagens da Toscana incríveis.
Concluindo, esta foi uma experiência incrível e sinto-me grato pela oportunidade. Recomendo a todos que considerem participar em formações semelhantes no futuro.
Gonçalo S.
No decorrer da formação, foi produzido um livro visual sobre o projeto, que pode ser consultado através deste link.