STAGE 4 EYG é um intercâmbio Juvenil internacional que envolve jovens provenientes de 6 países europeus (Lituânia, Itália, Espanha, França, Polónia e Portugal), que se realiza de 23 de abril a 3 de Maio de 2025 em Vila Nova de Milfontes, Portugal.
A Associação Check-IN desenvolve este intercâmbio inserido nos “Objetivos Europeus da Juventude”. Entre o ano de 2021 e 2027, trabalhamos 5 objetivos: a União Europeia Conectada com os Jovens (YG1), como impulsionar a Juventude rural (YG6), criar uma educação de qualidade (YG8), envolver as organizações de Juventude e Programas para Jovens (YG11), sociedades inclusivas (YG3). E, em 2025, acrescentamos a Emprego de Qualidade para todos (YG7).
Durante 10 dias, este intercâmbio pretende construir uma experiência educacional e enriquecedora no desenvolvimento pessoal, intercultural e social de 36 jovens europeus (6 participantes por parceiro). O STAGE4EYG oferece uma abordagem centrada no palco e nos participantes, através do uso de técnicas de FÓRUM TEATRO no processo de aprendizagem. Esta forma de teatro interativo incentiva os participantes a explorar e debater problemas sociais, de forma a encorajar o seu pensamento crítico e expressão criativa. Esta abordagem é uma plataforma única dada aos jovens para explorar e discutir tópicos relevantes dos Objetivos Europeus da Juventude.
Este projeto foi aprovado pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, com a referência: 2024-1-PT02-KA151-YOU-000224947. Contamos com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes e ainda do Instituto Português do Desporto e Juventude, a parceria de 5 entidades europeias e outras entidades locais.
Mais informações: info@checkin.org.pt Inscrições em: https://checkin.org.pt/eventos/stage4eyg-2/
Parceiros internacionais
– Concordia, França
– Unique Projects, Lituânia
– ProActive Future, Espanha
– iAiRS, Polónia
– Amaita Intercultura, Itália
Parceiros Nacionais
– Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes
– Instituto Português do Desporto e Juventude
Durante o projeto vamos publicar um diário do projeto para manter a par todos os interessados
STAGE 4 EYG é um intercâmbio Juvenil internacional que envolve jovens provenientes de 5 países europeus (Lituânia, Itália, Grécia, Polónia e Portugal), que se realiza de 22 de abril a 2 de Maio de 2024 em São Pedro do Estoril, Cascais.
A Associação Check-IN desenvolve este intercâmbio inserido nos “Objetivos Europeus da Juventude”. Entre o ano de 2021 e 2027, trabalhamos 5 objetivos: a União Europeia Conectada com os Jovens (YG1), como impulsionar a Juventude rural (YG6), criar uma educação de qualidade (YG8), envolver as organizações de Juventude e Programas para Jovens (YG11), sociedades inclusivas (YG3). E, em 2024, acrescentamos a Saúde Mental & Bem-Estar (YG5).
Durante 10 dias, este intercâmbio pretende construir uma experiência educacional e enriquecedora no desenvolvimento pessoal, intercultural e social de 30 jovens europeus (6 participantes por parceiro). O STAGE4EYG oferece uma abordagem centrada no palco e nos participantes, através do uso de técnicas de FÓRUM TEATRO no processo de aprendizagem. Esta forma de teatro interativo incentiva os participantes a explorar e debater problemas sociais, de forma a encorajar o seu pensamento crítico e expressão criativa. Esta abordagem é uma plataforma única dada aos jovens para explorar e discutir tópicos relevantes dos Objetivos Europeus da Juventude.
Este projeto foi aprovado pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, com a referência: 2023-1-PT02-KA151-YOU-000114731. Contamos com o apoio da Câmara Municipal de Cascais (Jovem Cascais) e ainda do Instituto Português do Desporto e Juventude, a parceria de 4 entidades europeias e outras entidades locais.
Mais informações: info@checkin.org.pt
Parceiros internacionais
– Amaita Intercultura – Itália
– Youthfully Yours GR – Grécia
– Sempre a Frente – Polónia
– Society and Enterprise Development institute – Lituânia
Parceiros Nacionais
– Câmara Municipal de Cascais
– Instituto Português do Desporto e Juventude
– Fundação O Século
Durante o projeto vamos publicar um diário do projeto para manter a par todos os interessados
DIA 1
Estamos prontos para abrir o nosso palco pela primeira vez!
Convidámos jovens entusiastas e criativos de toda a Europa – Itália, Polónia, Grécia e Lituânia – para virem até Cascais e descobrirem o método do teatro fórum. Como ainda não se conheciam, começámos esta viagem em conjunto com algumas dinâmicas de quebra-gelo e jogos de nomes.
Apresentámos o projeto Check-IN e o motivo pelo qual todos estão aqui. O nosso primeiro jogo foi o jogo do nome e do gesto, onde cada pessoa se apresenta com o seu nome e um gesto, que todos os colegas têm de repetir. A seguir, criámos crachás personalizados – cada participante desenhou o número de traços correspondente ao número de letras do seu nome e depois trocou com os outros as letras que tinham em comum. No final da atividade, cada um ficou com um crachá único para colar na t-shirt.
Também houve tempo para um jogo estilo “speed dating”, onde, com parceiros diferentes, partilhámos pensamentos e opiniões com base em perguntas feitas pelo facilitador – quais os três objetos que levariam para uma ilha deserta; que superpoder gostariam de ter; que animal gostariam de ser e o que fariam se ganhassem o Euromilhões.
Depois de nos conhecermos um pouco melhor, chegou o momento de criar energia em grupo com o famoso “Missão Impossível”: as tarefas eram exigentes, mas o grupo uniu-se de tal forma que conseguiu completar tudo com sucesso!
Para finalizar a manhã, foi criado o Contrato Social entre todos os participantes.
Hora de almoçar e aproveitar o sol de Cascais, junto ao mar.
A tarde começou com o Tour STAGE4EYG, onde explorámos o programa da semana, os medos, expectativas e contributos, e ainda descobrimos mais sobre o universo Erasmus+.
Já com energias renovadas, começámos a mergulhar no tema da formação. Primeiro, aproveitámos o bom tempo lá fora com uma dinâmica energizante e, em seguida, introduzimos os Objetivos Europeus para a Juventude – EYG. Nesta edição, o objetivo principal é o número 4 – Saúde Mental e Bem-estar.
Fizemos um quiz com perguntas sobre informação geral importante relacionada com os EYG, e depois os participantes enfrentaram o desafio de os transportar para o palco, através de uma pequena performance. Após isso, e divididos por equipas nacionais, prepararam um conjunto de perguntas para realizar um inquérito que analisasse como está a situação dos EYG em cada país.
O dia terminou com a tão esperada noite intercultural. Esta noite foi dedicada à Lituânia, Grécia e Polónia. Cada país trouxe coisas para partilhar e tivemos a oportunidade de provar sabores de diferentes culturas e dançar todos juntos.
DIA 2
Chegou o segundo dia, que começou com uma sessão de yoga ao ar livre como forma de energizar a manhã.
A primeira atividade foi a análise e apresentação dos resultados recolhidos através do inquérito planeado no dia anterior. Em equipas nacionais, os participantes exploraram os dados e apresentaram ao grupo as descobertas mais interessantes e curiosas sobre a situação dos diferentes Objetivos Europeus para a Juventude (EYG), com especial destaque para a saúde mental e o bem-estar.
Depois disso, foi altura de começar as atividades teatrais. Como é essencial estarem conectados e em sintonia em palco, o grupo foi desafiado a criar ligações sem falar, realizando várias atividades em silêncio. Outro aspeto importante do teatro é a perceção do espaço à sua volta, por isso os participantes foram convidados a explorar o espaço: andar depressa, devagar, sentir os espaços vazios, espalhar-se pela sala em movimento e refletir sobre a importância de conhecer e sentir todo o palco.
Para terminar a manhã, os dois workshops foram combinados na atividade Máquina Humana: dois participantes começaram a fazer um movimento repetitivo e, um a um, os restantes juntaram-se, até formarem uma máquina humana completamente interligada.
Durante a tarde, foi finalmente revelado o tema do Teatro Fórum. O desafio começou com a criação, em grupo, de uma imagem viva com temas escolhidos previamente pelo facilitador – como, por exemplo, uma caminhada na montanha ou um barco durante um furacão – e os restantes participantes tinham de adivinhar qual o tema representado.
Este foi o primeiro nível; no segundo, os temas já estavam relacionados com os EYG. Nesta fase, durante a imagem viva, os participantes podiam dizer uma palavra associada ao tema e também fazer alterações à performance apresentada.
O dia terminou com a segunda noite intercultural.
Foi a vez de Portugal e Itália partilharem um pouco da sua cultura – trouxeram iguarias para provar e todos puderam experimentar sabores e tradições diferentes.
DIA 3
Hoje é o Dia da Liberdade em Portugal e começámos com um workshop de confiança.
O primeiro exercício consistia em contar, em grupo e sem acordo prévio, até 30 – mas dois participantes não podiam dizer o mesmo número. A tarefa começou a ser difícil, mas, com o tempo, o grupo conseguiu atingir o objetivo. Em seguida, foi hora de nos dividirmos em pares (e tentar o exercício com pares diferentes): o espelho. Cada participante tinha de ser o exato espelho do seu par, seguindo todos os gestos na primeira parte, e depois também as expressões faciais, trocando os papéis entre eles. O exercício final do workshop foi confiar no parceiro para se deixar cair para trás, sabendo que ele(a) o(a) iria apanhar.
Depois de uma pequena pausa para café, chegou a altura de realizar um World Café sobre saúde mental, com os seguintes tópicos: saúde mental no dia-a-dia; estigmas sobre saúde mental; desafios que os jovens enfrentam em relação à saúde mental; a influência da cultura; que apoio existe no teu país e como melhorar esse apoio.
Divididos em 4 grupos, os participantes trabalharam estes temas, apresentando os desafios e as possíveis soluções que podem ser implementadas.
Após a pausa para o almoço ao sol, perto do mar, foi hora de voltar ao trabalho, e de novo ao teatro. O foco agora era trabalhar as emoções e a expressão. Começámos com uma palavra e tentámos dizê-la com diferentes entonações e emoções. Depois, em pares, interpretaram um texto que passava por várias emoções.
Após a pausa para o café, explorámos a linguagem corporal e compreendemos as limitações da comunicação verbal e não verbal. O exercício consistiu em usar o corpo para transmitir emoções.
Para concluir o dia, o grupo foi desafiado a aplicar todos os conhecimentos adquiridos nos últimos dois dias e criar uma peça curta sobre um dos Objetivos Europeus para a Juventude (EYG) que escolheram, colocando-a no palco.
DIA 4
Este novo dia da troca de jovens foi a continuação do trabalho da tarde anterior, pois os participantes precisavam de mais tempo para preparar as suas peças. Depois de todas as apresentações, houve mais tempo e espaço para discutir e refletir sobre as peças apresentadas, abrangendo todos os aprendizados dos dias anteriores e explorando as decisões que os grupos tomaram ao construir a peça: o facto, as emoções e a interpretação. Esta foi uma abordagem mais recente ao método do Teatro Fórum.
A tarde marcou a abertura de um novo capítulo nesta jornada teatral: a improvisação. Os participantes foram convidados a iniciar improvisações, e o último passo foi incluir todo o grupo na mesma improvisação: dois participantes começam juntos e, depois, alguém junta-se enquanto outro sai, mantendo sempre apenas dois participantes em palco e repetindo o processo até todos participarem, criando uma história contínua que faz sentido.
DIAS 5, 6, 7 & 8
Agora é tempo de praticar e moldar a arte do teatro. Durante estes dias, os participantes foram desafiados a criar diferentes peças sobre os Objetivos Europeus para a Juventude (EYG), sempre trabalhando em grupos diferentes e com pessoas diferentes, desde peças mais dramáticas até mais cómicas. Houve espaço para o teatro fórum, onde se discutiram os factos, as emoções e a interpretação que o público teve durante as apresentações.
No dia 29 de Abril, os participantes desfrutaram de uma tarde livre. O Município de Cascais recebeu-nos no belo centro da vila e fez-nos um tour, mostrando os principais pontos e os factos mais interessantes e curiosos sobre o local que acolheu o grupo durante a troca de jovens.
DIA 9
A nossa sessão matinal incentivou uma introspeção profunda, enquanto avaliávamos o nosso trabalho, as nossas expectativas iniciais, o que alcançámos e onde há espaço para crescimento, tanto a nível pessoal como a nível do projeto. Seguiu-se a formação de grupos nacionais, onde os participantes desenvolveram estratégias para partilhar as ideias e os resultados da semana quando voltassem para casa. O programa terminou com uma cerimónia de certificação Youthpass, celebrando as conquistas de todos, seguida de um memorável jantar de despedida em Cascais.
There was a problem reporting this post.
Please confirm you want to block this member.
You will no longer be able to:
Please note: This action will also remove this member from your connections and send a report to the site admin. Please allow a few minutes for this process to complete.