Self-Esteem

Este curso atingiu todas as minhas expectativas. Foi curativo, fortalecedor e pedagógico, tudo ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, deu-me muitas ferramentas práticas de educação não formal, para aplicar na minha organização e em projetos com jovens. Além disso, todas as teorias psicológicas relacionadas com a autoestima foram realmente úteis, não só para aplicar em ambientes educativos, mas também para aplicar na minha vida pessoal. Acredito que um trabalho social e educativo deve ser muito autoconsciente e trabalhar sempre sobre si próprio enquanto trabalha com os jovens, e este projeto veio na altura certa. Já me sinto mais confiante no meu local de trabalho e na vida em geral, e também a exprimir-me como artista. Mas a parte mais espantosa desta viagem foi o grupo. Graças à Laris, a nossa facilitadora excecional que admiro muito e que se tornou uma referência para mim, toda a gente se ligou realmente. No final da semana, éramos uma família – com espaço para a vulnerabilidade, a autenticidade, a liberdade de expressão, a capacidade de tomar decisões de grupo e de criar em conjunto, e até com piadas internas!  Estamos, inclusive, a planear criar projectos em conjunto no futuro. Por fim, quero destacar a equipa atenciosa que organizou a nossa semana e também o lugar fantástico na Natureza, que realmente permitiu um ambiente ainda mais pacífico.

Rita M.

Inscrever-me e fazer este projeto foi, sem sombra de dúvidas, uma das melhores decisões que fiz na minha vida.

Com a ajuda da Check-in, em parceria com outras organizações, foi-nos proporcionada uma experiência inigualável. Tenho o prazer de dizer, com toda a certeza, que a pessoa que entrou naquele avião dia 8 de dezembro, não foi a mesma que saiu dia 17; consigo aplicar tudo o que aprendi, tudo o que me foi dito e proporcionado, na minha vida pessoal e profissional. Para além de todas as ferramentas que nos foram apresentadas, a intensidade do projeto deixou alojado em mim – em nós – um sentimento de amizade e proximidade com todos os participantes, conexões reais e palpáveis a que tenho o prazer de chamar “os meus amiguinhos do coração”.

Estou inefavelmente grata.

Maria N. 

O meu nome é Isabel Gala fui no projeto Self-Esteem, em Madrid, mais especificamente na cidade de S. Lorenzo de Escorial. Tendo sido a primeira vez num projeto de training course com o Erasmus +, fui mesmo à descoberta, sem saber exatamente o que esperar. Se inicialmente me encontrava um tanto receosa e reticente, tal sentimento foi mudando ao longo do processo.

De facto, revelou-se uma experiência bastante impactante, cujas marcas continuarão a ressoar ao longo do vida. Desde logo, toda a equipa do Staff demonstraram-se totalmente disponíveis para  ajudar em todo o processo – desde a compra dos bilhetes de avião e toda a logística, até as atividades no terreno e regresso. Não posso deixar de mencionar o excelente alojamento e a comida variada perante as possíveis restrições alimentares.

Falando do desenvolvimento do projeto, a temática era só por si desafiante. Ainda assim, explorar temas como a vulnerabilidade, os nossos medos e emoções com pessoas de outros países elevou as atividades ao seu expoente máximo. A meu ver as sessões estavam bem pensadas e estruturadas, com dinâmicas super diversificadas e que completamente fora da caixa. Tínhamos que sair da zona de conforto e arranjar alternativas para possíveis obstáculos. Perceber que apesar das diferentes culturais aquilo que nos separa não são mais que uns simples kilometros entre os respetivos países, fez me cair a ficha e desconstruir certas ideias que tinha na minha cabeça. Afinal não somos assim tão diferentes quanto isso. Não somos um ponto isolado no mundo, as nossas e as ações dos outros influenciam-nos, moldam-nos inconscientemente. Tudo isto fez me reforçar a importância da empatia.

A oportunidade de participar no Self Esteem foi de facto uma oportunidade bastante inspiradora. Um outro ponto muito positivo foram as atividades antes das sessões propriamente ditas. Atividades simples mas que nos obrigava levar toda a atenção para o momento presente, bem como técnicas que nos permitam ativar a energia para começar bem o dia. O restante programa permitiu a todos os participantes simplesmente levarem-se e mergulharem nas profundezas do seu interior. Ninguém sai de lá igual.

Isabel G.

Ir para a barra de ferramentas