Apresentação

Check-IN - Cooperação e Desenvolvimento

Check-IN – Cooperação e Desenvolvimento é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2010, com sede em Beja, mas que opera também num núcleo situado no centro de Lisboa. Os nossos objetivos principais consistem na promoção das oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, estimular os jovens a serem cidadãos ativos e participantes na vida da comunidade local, incentivar a integração e inclusão social e a educação para um desenvolvimento sustentável. 

Na nossa área de intervenção temos um cuidado especial com os jovens com dificuldades no acesso à informação, devido à sua localização geográfica, ao seu estado social e económico ou à sua situação pessoal. A Check-IN tem estado envolvida em ações de sensibilização em áreas urbanas e criação de projetos locais em bairros sensíveis, em Lisboa. Os nossos métodos de trabalho estão profundamente enraizados nos valores fundamentais europeus, tais como o respeito pelos direitos humanos, a democracia, a igualdade de género, a consciência ecológica, a tolerância intercultural e a solidariedade entre as pessoas. Para alcançar os nossos objetivos, participamos e desenvolvemos uma multiplicidade de atividades e projetos diferentes, tanto a nível local como internacional incluindo a implementação de workshops, seminários, atividades de team-building, intercâmbios juvenis, cursos de formação, sessões de informação, etc. 

Participamos como parceiros, através de programas Europeus de mobilidade em projetos de voluntariado de curto e longo prazo (acreditados como entidade de acolhimento, envio e co ordenamento), organizamos a estadia para períodos de estágios para grupos de estudantes, cursos de formação para animadores juvenis e adultos e intercâmbios entre jovens. Para fazer isso, desenvolvemos parcerias com diferentes organizações e empresas, bem como municipalidades, universidades e instituições de ensino superior na Europa e em todo o mundo (já fizemos parcerias no Brasil, Tanzânia, Nepal, Argentina, México e Peru). Também ao nível nacional, estabelecemos parcerias, contactos e acordos de cooperação com muitas entidades públicas e privadas (centros culturais, sociais, empresas privadas em várias áreas de atividade, juntas das freguesias, etc.).  

A qualidade dos nossos serviços reside na competência e profissionalismo de nossa equipa, feito de um grupo heterogéneo de pessoas dinâmicas, energéticas e motivadas. Partilhamos juntos a aspiração comum de desenvolver projetos em conjunto que podem fazer a diferença, de acordo com os nossos valores e experiências. 

A Associação Check-IN é um Multiplicador da REDE EURODESK e membro da Fundação Anna Lindh.