Participação inclusiva através de ferramentas digitais

Nós as duas – Susana e Bárbara – embarcámos nesta aventura um pouco às cegas, mas a verdade é que o conhecimento não tem lugar. E nós, que trabalhamos diretamente com crianças e jovens, vimos nesta formação algo que nos poderia ajudar a melhorar a nossa ajuda e a intervir melhor na nossa comunidade.Aprendemos com vários termos utilizados nas redes sociais, e identificámos o seu nível de perigosidade ou não, aplicámos o mesmo método às várias redes sociais e aplicações existentes e mais utilizadas.

Fomos muito bem recebidos pela Esther, pela Cris e por toda a equipa da Fundación Plan B. O próprio grupo integrou-se maravilhosamente. A estadia em si também correu muito bem, tivemos a Quarta-feira para visitar e descobrir a cidade de Salamanca, uma cidade cheia de história e arte, uma cidade mágica. Em Salamanca, tivemos a oportunidade de pôr em prática uma atividade que desenvolvemos em conjunto, dirigida aos jovens, sobre as Redes Sociais. Foi uma oportunidade super bem sucedida e muito gratificante. Reunimo-nos todos e tivemos uma noite intercultural onde ficámos a conhecer um pouco de cada país participante, conhecemo-nos e trocámos experiências, dançámos.

Aprendemos também algumas actividades interessantes, que realizámos em grupo, e que são perfeitas para aplicar com os nossos jovens, nas quais eles poderão aprender a resolver conflitos tanto pessoais como sociais, seja com eles próprios ou com amigos, conhecidos. Esta formação foi uma grande mais valia, tanto para a nossa vida pessoal como profissional e até social. Obrigado por esta oportunidade única. Não nos despedimos, mas até à próxima.

Susana & Bárbara

Ir para a barra de ferramentas