No Time to Waste

2024 começou com uma grande aventura para 5 jovens portugueses. A Alexandra, a Beatriz, a Inês R., o Jaime e a Inês C. viajaram de Portugal para a Polónia, para participarem no intercâmbio “No Time to Waste”.

Este projeto tinha como objetivo incentivar os jovens a terem um estilo de vida mais saudável e sustentável, e ajudá-los a encontrar alternativas e soluções que possam implementar no seu dia-a-dia, para conseguir alcançar este objetivo. Vamos ver o que o grupo português tem a dizer sobre esta experiência!

Participar no Youth Exchange “No Time To Waste” de 23/01/2024 a 30/01/2024, em Tykocin, na Polónia, foi uma experiência transformadora que me permitiu colecionar inúmeras memórias e novas aprendizagens. Durante este programa, tive a oportunidade de explorar várias cidades polacas, mergulhando não apenas na beleza arquitetónica e histórica, mas também nas tradições e estilo de vida únicos do país. Tendo sido o tema, essencialmente, Zero Waste, posso dizer que aprendi imenso sobre práticas sustentáveis, descobrindo maneiras de reduzir o impacto ambiental no meu quotidiano, além de, durante uma das atividades, ter podido entrar em contato com os habitantes locais, o que me deu uma maior compreensão acerca dos hábitos da população polaca. Conheci pessoas incríveis com as quais formei amizades que tenho intenções de manter, e enriqueci também o meu conhecimento linguístico e cultural graças à diversidade de países envolvidos no projeto. Aprendi ainda práticas de upcycling, que, quando aplicadas no dia-a-dia, contribuem para um estilo de vida mais sustentável. Em suma, este Youth Exchange foi uma experiência enriquecedora em todos os sentidos, que expandiu significativamente os meus conhecimentos acerca do tema Zero Waste, capacitou-me com técnicas que poderei pôr em prática na minha vida normal e me possibilitou conhecer um variado leque de pessoas.

Beatriz L.

Em janeiro, participei pela primeira vez num Intercâmbio Juvenil,  o “No Time to Waste”. Andava à procura de alguma coisa para fazer que me tirasse verdadeiramente da tão famosa zona de conforto e quando surgiu esta oportunidade, lancei-me de cabeça. Mal sabia eu no que me estava a meter. O projeto foi uma experiência realmente marcante, e não tirando mérito a tudo o que aprendi relacionado com o tema da reutilização e ecologia e todas as skills linguísticas e tecnológicas que desenvolvi durante esta semana, o que me ficou mais marcado no coração foram sem dúvida as pessoas. No meio dos jogos para nos apresentarmos e das conversas fáceis com alguma timidez à mistura, quando dei por mim tinha à minha volta 30 pessoas espetaculares que levo bem guardadas na memória. Entre gargalhadas e conversas profundas, fiz amizades fortes e sem preocupações. E depois de uma despedida com abraços e sorrisos calorosos e até jás pouco prováveis, ficou o coração bem cheio e a vontade de fazer mais intercâmbios. Foi realmente uma experiência inesquecível e que recomendo a todos que tiverem a oportunidade de o fazer.

Jaime C.

In this project I learned a lot of things. One of them was what YouthPass is, and I discovered that it is based on 8 competences that are the following ones: Digital, STEM, multilingual, literacy, cultural awareness and expression, entrepreneurship, citizenship and personal social and learning. On another day, we were divided by groups and each group had to draw and paint each vision of the their bright and dark future. I learned how to write a letter to authorities concerning national problems, I had to research  data and in the end I discover the environmental issues of Portugal. Also, we did a quiz to learn about environmental individual footprint and I discover that it´s necessary 8 lands for mine footprint. Another things that I learned was how to make homemade soap, deodorant and tote bags. Also, to do a survey about “No Time To Waste” topics and then to do the infographics about the results that we collected through the survey we did in Bialystok. Moreover, this project was important to improve my English and socialize with people from different countries. Also, helps develop team work thanks to the various workshops where we needed to divide the tasks for each people in a short time. In conclusion, was an unforgettable experience for me.

Inês C.

Durante este projeto aprendi mais sobre a sustentabilidade e zero waste. Onde refletimos sobre práticas do dia a dia que podem realmente fazer a diferença e debatemos sobre as nossas ações e o impacto da nossa pegada no mundo. Neste projeto aprendi mais sobre o mundo e diversas culturas, criando novas amizades e descobrindo novos horizontes ao mesmo tempo que descobria mais sobre mim mesma. Acredito que esta foi uma experiência única que ainda que desafiante se mostrou enriquecida por memórias e momentos que nunca esquecerei.

Muito obrigada pela oportunidade,
Inês R.


No Time to Waste, um projeto para nos relembrar de que temos de agir rápido e conscientemente para proteger o nosso futuro. Com a re-utilização e criação de produtos sustentáveis e eco-friendly tivemos mais noção da nossa pegada ecológica e como a sociedade atual pode afetar-nos como consumidores. Este projeto destacou-se também por ser tão enriquecedor a nível pessoal perante algumas situações mais intensas e emocionais entre todo o grupo. Recomendo ao máximo experiências como esta, não apenas pelo tema mas também pela interação e o conhecer novas pessoas e as suas culturas.

Alexandra S.

Ir para a barra de ferramentas