Workshops
Os workshops e formações são facilitados com métodos de Educação não Formal. Os mesmos visam desenvolver soft skills e ou treina-las. Estas competências, não só tem grande influencia nas interações sociais que temos no dia a dia, como também vem colmatar o fosso que existe entre as competências que aprendemos nas instituições académicas e as que nos são exigidas na esfera laboral.
Quer nas relações pessoais (familiares e amigos), quer nas profissionais (chefias e pares) o conflito é algo presente. O importante é saber geri-lo. No final deste workshop serás capaz de:
- Ver o conflito como algo positivo (e não como um problema);
- Aplicar a ferramenta comunicação não violenta de Marshall Rosenberg;
- Como reages aos diferentes tipos de conflito.
Cada vez mais é valorizada a capacidade de gerir equipas. Não é apenas para as posições de chefia, mais conhecidos por líderes. A liderança é um conjunto de atitudes e ações, não um titulo/posição profissional. No final deste workshop vais aprender:
- A identificar as diferentes fases que uma equipa experiencia (Tuckman, 1965);
- Dinâmicas para manter uma equipa motivada e produtiva.
A forma como comunicamos tem grande influência de como somos interpretados. Ser assertivo é saber comunicar mantendo uma relação de win-win, onde as minhas necessidades são tidas em conta, tal como a dos outros. Por outras palavras, ser assertiva(o), a pessoa pode ter uma comunicação passiva ou agressiva. A palavra assertividade tem uma conotação errada: ríspida. Ser assertiva(o) é comunicar de forma neutra. No final deste workshop vais ser capaz de:
- Identificar as diferentes formas de comunicar (assertiva, agressiva e passiva);
- Comunicar de forma assertiva.
A capacidade de identificar emoções, quer nossas ou dos outros, e saber agir consoante as mesmas está relacionado com o nosso Quociente Emocional (QE). E cada vez mais valoriza-se o QE, a semelhança do QI. Pessoas emocionalmente inteligentes tem uma maior capacidade de criar rapport positivo quando se relacionam com os outros. Algo fundamental nas esferas profissionais e pessoais. No final deste workshop vais aprender a:
- Praticar mindfulness;
- Utilizar exercícios para treinar a inteligência emocional;
- Usar ferramentas para melhorar os relacionamentos.
É necessário ter consciência de quais os estímulos que precisamos para que tenhamos bons níveis demotivação. Ao perceber quais os estímulos, devemos partilha-los com quem nos rodeia. Assim poderãoagir de forma a motivar-nos.so assim conseguimos comunicar a quem nos rodeia de que
forma nos sentimos mais motivados. Ao participares neste vais aprender:
- A identificar quais das línguas de apreciação mais me motivam;
- O que preciso para me sentir motivado;
- O que os outros precisam para se sentirem motivados.
“Falar em Público” é algo que está presente nas nossas vidas. É certo que o discurso deve ser adaptado consoante o número de pessoas. No entanto, falar para uma pessoa ou para duzentas, a essência do discurso é a mesma. Quando falamos, seja com um amigo ou com uma audiência de centenas de pessoas, o objetivo é o mesmo: Ser Eficaz a Comunicar!
Ah, e ter medo de subir em palco, todos temos! O Segredo está em saber lidar com o medo; saber que ele existe (que está lá na barriga). Pois nem sempre é uma barreira a nossa comunicação. No final deste workshop, serás capaz de:
- Elaborar um discurso com a sua estrutura básica;
- Identificar que aspetos tornam um discurso eficaz;
- Saber lidar com o medo e emoções de “subir em palco”.
A) com muito trabalho e sem conseguir gerir todas tarefas?
B) ou, com muito tempo livre e, curiosamente, a fazer menos do que quando tinhas a agenda preenchida?
Quer numa quer noutra, gostarias que fosses mais produtivo. Gostarias de gerir melhor o tempo. Quer na Asia ou na América, o dia tem as mesmas 24 horas. Quando um minuto passa na Austrália, o mesmo minuto acabou de passar no Canadá ou Suécia. Então, deixa-me dizer-te não é uma gestão do tempo de que precisas melhorar, mas sim uma gestão pessoal. No final deste workshop serás capaz de:
- utilizar ferramentas que ajudam na gestão de tarefas;
- apurar o teu foco;
- atribuir prioridades as tarefas.
Hoje em dia, já não é preciso viajar para estar em contato com outras culturas. Com a globalização cada vez mais temos de lidar com culturas diferentes da nossa. No final deste workshop serás capaz de:
- acomodar as diferenças culturais;
- saber como motivar pessoas de diferentes culturas;
Para uma equipa ser produtiva, é essencial que cada membro saiba quais os seus pontos fracos e fortes tal como os dos seus colegas. Ao participares neste workshop, serás capaz:
- saber como tomar proveito dos teus pontos fortes, e fracos, em prol de uma equipa produtiva;