mPOW

mPOW

O projeto mPOW – Empowering and inclusive model to create an experience of a supportive community for NEET youngsters – teve finalmente o seu pontapé de saída, no passado mês de Janeiro. Em parceria com a Asociace Trigon (República Checa), a Il Grande Carro (Itália) e a Sosped (Finlândia), este projeto vai decorrer ao longo de _ meses, com o intuito de criar um modelo de ação que descreva como se pode construir uma comunidade para jovens que enfrentem situações (sociais, económicas, etc) desafiantes.  

Este projeto parte da necessidade de criar uma comunidade da qual os jovens se sintam parte: isto requer que as comunidades deem resposta às suas necessidades mas também os envolvam e lhes deem espaço. Esta abordagem é especialmente importante porque contribui para o desenvolvimento de competências cívicas nos jovens, bem como a partilha dos valores europeus.

A nossa abordagem é, portanto, nova e inovadora, e pode ser adotada por qualquer trabalhador da juventude, pelo que o projeto terá um papel bastante relevante para melhorar a qualidade e a pertinência do trabalho com jovens. Assentamos o mPOW em três aspetos basilares: inclusão de jovens marginalizados, saúde física e mental e bem-estar, qualidade e inovação do trabalho com jovens.

A parceria destas quatro associações, com diversa experiência em apoiar jovens a enfrentar diversas situações complexas de discriminação, defende que só será possível capacitar os jovens caso lhes sejam oferecidas oportunidades para afugentarem a pressão social que enfrentam e que, simultaneamente, sejam importantes para se expressarem. O papel da nossa parceria é capacitar os trabalhadores de juventude para que possam apoiar os jovens ao longo deste processo. Portanto, o objetivo principal de descrever como construir uma comunidade que empodere os jovens engloba a explicação do papel dos pares e dos educadores, e como os profissionais podem apoiar o empoderamento dos jovens e destas comunidades da melhor forma possível.

O projeto vai continuar com a criação de um handbook, onde esta metodologia desenvolvida pelos parceiros será explicada, e que contará com entrevistas a profissionais e especialistas, que já tiveram início nos quatro países onde estão sediadas as organizações envolvidas no projeto.  

Ir para a barra de ferramentas