O projeto MAMYS quer ajudar as raparigas de etnia ciganas, capacitando-as para que possam imaginar o seu próprio futuro e escolher o casamento e a maternidade apenas se e quando estiverem prontas, ajudando-as a perceber a importância de continuar os seus estudos durante o máximo de tempo possível. Falamos diariamente com mães e raparigas e vemos que o abandono escolar e, mais tarde, os problemas de saúde física e mental se surgem devido ao casamento precoce. A esmagadora maioria das provas mostra que as condições de pobreza, o abandono escolar precoce e os processos de exclusão social de que são vítimas têm um peso explicativo muito importante nas suas decisões sexuais e reprodutivas na sua vida adulta forçada. O nosso objetivo é melhorar a vida das raparigas, diminuindo os riscos de sofrerem problemas de saúde física e mental, tornando-as menos vulneráveis à violência do parceiro íntimo e ajudando-as a permanecer no sistema educativo assim como, mais tarde, inseri-las com sucesso no mercado de trabalho.
Parceiros
Parceiros internacionais
– MAKS – Media Actie Kuregem Stad – Bélgica
– DRUSTVO ZA RAZVIJANJE PROSTOVOLJNEGA DELA NOVO MESTO – Eslovénia
Parceiros Nacionais
– Câmara Municipal de Beja
– Instituto Português do Desporto e Juventude
Cofinanciado
– Erasmus +, referência número: KA220-YOU-667FD872
Atividades
As principais atividades do projeto MAMYS
Reunião inicial entre parceiros para iniciar o projeto e outras reuniões intermédias para acompanhar o desenvolvimento do projeto e planear outras actividades.
Ao aumentar a sensibilização para a questão do casamento precoce e forçado entre as jovens ciganas, bem como para o seu impacto negativo na sua vida e resiliência, o projeto visa desenvolver as suas capacidades no sentido de melhorar as competências digitais e de codificação, aumentar a confiança, a liderança e a auto-eficácia.
Formação concebida para capacitar os educadores locais a ministrar programas educativos sensíveis às questões de género e culturalmente adequados através de workshops e eventos de formação de formadores.
Desenvolvimento de um conjunto de ferramentas com boas práticas e diretrizes com impacto no trabalho social.
Os parceiros do projeto desenvolverão um quadro metodológico que contém conhecimentos teóricos sobre o tema do projeto.
Media
Durante o projeto, partilharemos todos os conteúdos produzidos e o acesso ao website oficial.