Voluntários

Corpo Europeu de Solidariedade

O que é o Corpo Europeu de Solidariedade?

O Corpo Europeu de Solidariedade (C.E.S.) é um Programa Europeu de voluntariado, estágios e emprego a nível europeu. Valorizando o trabalho voluntário na sociedade presente e na comunidade local em particular, o C.E.S. proporciona à Entidade de Acolhimento a troca de conhecimentos e experiências com jovens (entre os 18 e os 30 anos) de outros países, o que contribui para um maior enriquecimento do trabalho na instituição, com novas metodologias e ideias inovadoras. O C.E.S. durará 6/9/12 meses, começando a 1 de Outubro ou a 1 de Março. As 2 primeiras semanas serão dedicadas a um curso de Língua Portuguesa. Começando trabalhar na entidade, o voluntário efetuará 6 horas diárias, no máximo, durante 5 dias da semana.

O que é o CORPO EUROPEU DE SOLIDARIEDADE?
O Corpo Europeu de Solidariedade (CES). é um programa implementado pela Comissão Europeia. Este programa possibilita-te cumprir um trabalho de voluntariado, estágio ou trabalho com uma duração até 12 meses num país que não o teu de residência. CES fomenta um verdadeiro serviço de aprendizagem.

Qual é o objectivo do C.E.S?
O CES tem o objetivo de desenvolver a solidariedade e promover a tolerância entre ti e outros jovens, reforçando a coesão social na União Europeia. Neste contexto, a solidariedade entre os cidadãos da União Europeia poderá ser alcançada através do apoio à participação em diversas formas de atividades, em benefício dos cidadãos em geral de um país diferente do seu país de residência.
Estas actividades caracterizam-se por um conjunto de tarefas de aprendizagem não formal, com o objectivo de melhorar e/ou adquirir competências pessoais, educacionais, profissionais e de integração social.

O que é um projecto C.E.S.?
O C.E.S. permite aos jovens a oportunidade de viajar e fazer voluntariado, estagiário ou trabalhar num país estrangeiro, podendo conhecer outras culturas, pessoas, línguas. É um serviço que promove a solidariedade europeia e é um serviço de aprendizagem porque os jovens adquirem novas competências pessoais e profissionais ao mesmo tempo que contribuem com o seu trabalho para as comunidades locais.
Um projecto do C.E.S. é composto por três fases:
– planeamento e preparação;
– implementação da Actividade;
– avaliação (incluindo a reflexão sobre um possível seguimento).

Que tipo de projectos existem?
Os projetos desenvolvem-se em diversas áreas: Cultura, Juventude, Comunicação e Imagem, Desporto, Serviço Social, Património Cultural, Arte, Proteção Civil, Ambiente, Cooperação para o Desenvolvimento e entre outras.

Qual a duração dos projectos?
A duração dos projectos varia entre 2 semanas e 12 meses:
– Curta duração: 2 semanas a 2 meses
– Longa duração: 2 meses a 12 meses

Quem pode participar?
Podem participar os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos com residência legal no país da organização de envio. Os voluntários são seleccionados independentemente da sua origem ou contexto. Um voluntário pode participar apenas numa actividade de SVE. Excepção: os voluntários que participaram actividade C.S.E. com uma duração inferior a 2 meses podem participar em mais de uma actividade C.E.S. desde que a duração total dos períodos do serviço não exceda os 12 meses.

Quem organiza?
Os voluntários do C.E.S. têm o direito e a obrigação de participar nestas sessões de formação e avaliação. A responsabilidade pela organização do Ciclo de Formação e Avaliação do C.E.S. depende do local onde os eventos são realizados.
Uma Actividade do C.E.S. é composta por três componentes essenciais:
– O Serviço, em que tu és acolhido por um promotor num país que não o teu país de residência e desenvolveres um serviço de voluntário para benefício da comunidade local;
– A Formação, em que os promotores envolvidos na Actividade deverão assegurar que participes na formação antes da partida, à chegada, intercalar e avaliação “final” da actividade;
– Assistência permanente, os promotores deverão prestar apoio pessoal, relacionado com a tarefa, bem como o apoio linguístico e administrativo durante o teu envolvimento na Actividade.

Quais são as vantagens?
Conheceres melhor outra cultura e outro país, aprenderes um novo idioma, conheceres outros voluntários, fazeres novos amigos, melhorares as aptidões, e ao ajudares os outros sentires-te mais útil e, claro, teres a oportunidade de te divertires!
O C.E.S. é também reconhecido pela Comissão Europeia que atribuir-te-á um certificado de participação no final da actividade.

O Corpo Europeu de Solidariedade NÃO é…
– voluntariado ocasional, não estruturado e a tempo parcial;
– uma atividade recreativa ou turística;
– um curso de línguas;
– exploração de mão-de-obra barata;
– um período de estudo ou de formação profissional no exterior

Os Direitos do Voluntário são:
Viagem
Em relação ás despesas de viagem, a Organização de Envio, a Check-IN assegurar-te-á as despesas entre o local de residência e o local do projecto e viagem de volta (um bilhete de volta) e ainda a utilização dos meios de transporte no teu dia-a-dia através de tarifas mais baratas (Bilhete de avião/ bilhete de comboio ) em classe económica. Este é um direito teu e um dever nosso.

Transporte Local
Asseguramos-te a existência de meios de transporte locais disponíveis para te mobilizares.

Alojamento e Alimentação

Em relação ao teu alojamento este é te igualmente oferecido tal como as tuas refeições diárias através de um subsidio que terás que administrar durante o projecto de voluntariado (este subsídio para alimentação cobre também o tempo de férias).

 

Seguro
Ao fazeres C.E.S estas coberto pelo Seguro de Grupo da Comissão previsto no âmbito do Programa Erasmus+, que completa a cobertura dos sistemas nacionais de segurança social – quando aplicável. A Organização Coordenadora, neste caso o Check-IN, em cooperação com as Organizações de Envio e de Acolhimento, é responsável pela tua inscrição, que terá de ser feita antes da partida. Portanto estarás, enquanto voluntário num Programa C.E.S. coberto por este de seguro, totalmente gratuito, que te poderá ser útil no caso surja algum problema de natureza médica, dentária, invalidez ou de responsabilidade civil.

Apoio Pessoal e Orientador
O apoio pessoal consiste em dar-te oportunidade de te integrares na comunidade local, de conheceres outros jovens, de socializares e participares em atividades de lazer. E o orientador, tal como o nome indica orienta-te no processo de integração local, tem a responsabilidade de te fornecer toda a assistência, acompanhar-te durante o teu projecto. Será alguém que podes recorrer em caso de dúvidas sobre o desenrolar das actividades e se eventualmente surgir algum problema.

Apoio Linguístico
A organização de envio ou a organização coordenadora tem o dever de te dar este apoio, proporcionar-te aulas da língua do país onde decorrerá o teu projecto.

Dinheiro de Bolso
Terás ainda o direito de ter um dinheiro de bolso para te orientares no que for necessário no local do teu projecto. Será te distribuído de forma semanal ou mensal, conforme o projeto. O valor do dinheiro de bolso é consoante o país da EU.

Deveres dos voluntários
Formação antes da partida
A formação antes da partida dá-te a oportunidade de falares sobre as tuas expectativas, desenvolveres a tua motivação e, ao mesmo tempo, obteres mais informações sobre o teu país de acolhimento e ainda sobre o Programa Corpo Europeu de Solidariedade. Pode ser também uma oportunidade para conheceres e falares com antigos voluntários. A duração é, em média, de três dias.

Ciclo de Formação e Avaliação do C.E.S?
Os promotores envolvidos na Atividade do SVE deverão assegurar que participes em:
– Formação à Partida organizada pela a Check-IN
– Reunião intercalar
– Formação à chegada
A formação à chegada desenrola-se após a chegada ao país de acolhimento.
– Avaliação intercalar
(obrigatória apenas para Serviços com duração superior a 6 meses)
A avaliação intercalar dá a oportunidade aos voluntários de avaliar as suas experiências até ao momento, bem como de conhecer outros voluntários envolvidos em diferentes projectos noutros locais do país de acolhimento. A duração é, em média, de dois dias e meio.
– Formação à chegada
A formação à chegada desenrola-se após a chegada ao país de acolhimento. Esta formação apresenta os voluntários ao seu país e ambiente de acolhimento, e ajuda-os a conhecerem-se uns aos outros. A duração é, em média, de sete dias.

Como podes te candidatar a um projecto C.E.S.?
Primeiro, deves fazer a inscrição no website do programa www.europasolidaria.pt e depois seleccionas os projetos. A candidatura são apresentadas pelo parceiro internacional ou Check-IN, dentro do prazo de candidatura correspondendo à data de início do projecto.
Depois para executares a tua candidatura tens de elaborar/actualizar o teu CV Europass como também uma carta de motivação e enviares para o parceiro e para volunteering@checkin.org.pt. A Organização de Envio (OE), a Check-IN apoiar-te-à na elaboração das candidaturas, informando-te sobre os elementos necessários para cada projecto e também na elaboração, se for caso disso, no teu CV Europass e Carta de Motivação.
Voluntário, és tu que escolhes o teu projecto, o teu destino, mas é importante estares devidamente informado sobre o que é o C.E.S., e saber se este é realmente um projeto que queres fazer.
Associação Check-IN organiza várias sessões de esclarecimento C.E.S. Inscreve-te já volunteering@checkin.org.pt.
Parte para a AVENTURA. Nós estamos cá para que se realize.

Últimas vagas C.E.S
Associação Check-IN tem várias parceiras com entidades Europeias com projeto C.E.S.. Fica a saber as últimas vagas da check-IN e…… EMPOWERS YOU!

Mais informações
Site da Agência Nacional Portuguesa: https://www.europasolidaria.pt

Contatar-nos
e-mail: volunteering@checkin.org.pt

Ir para a barra de ferramentas