Include ME

Olá!
Chamo-me Elisabete e fui participante no projeto “Include ME” realizado em Berlim. Uma vez que, este foi o meu primeiro training course feito com o Erasmus +, não tinha muitos conhecimentos das atividades a serem desenvolvidas. Contudo, revelou-se uma experiência única e enriquecedora em todos os sentidos.

Desde logo, as condições do hotel eram excelentes, bem como a variedade de comida.
Quanto, ao desenvolvimento da temática do projeto, o relato feito por cada participante, de atos discriminatórios ocorridos nos seus países e experiências pessoais vivenciadas de discursos de ódio, teve para mim um grande impacto, mostrando-me o quanto é importante sermos empáticos, aceitando as diferenças e respeitando a opinião de todos.

A oportunidade de participar no global women forum foi dos momentos mais inspiradores durante a semana.
Outro ponto positivo, eram os exercícios realizados no início de cada sessão, atividades simples, e de certo modo, mais direcionadas para a vertente holística, que remetia a nossa atenção/concentração para o momento presente, assim como técnicas de ativar a nossa energia. Em contrapartida, um dos pontos negativos a referenciar foi a falta de comunicação e organização entre formadoras em algumas atividades, discussões em sala e ainda a carência na disponibilização de ferramentas e conhecimentos de como agir ativamente em sociedade.

Por fim, só tenho a agradecer a todos os envolvidos no projeto, bem como à associação check-in, pela possibilidade de debater um assunto tão atual, de conhecer outras culturas e seres humanos incríveis, pois contibuiu para a minha expansão enquanto pessoa e compreenssão da importância de lutar por uma sociedade justa e igualitária.

Elisabete F. 

 

Participar num training course do Erasmus+ significa muito mais do que aprender sobre a temática que o mesmo envolve. Para mim, a participação nestes cursos, representa uma alteração de mentalidades onde conhecemos novas pessoas, novas vivências e com isto, temos a oportunidade de manter um diálogo onde podemos criar relações para a vida.
No IncludeMe aprendi a distinguir vários conceitos relacionadas com a discriminação, bem como várias temáticas relacionadas com a cultura e a nossa concretização enquanto cidadãos cosmopolitas.
A participação neste projeto foi um privilégio que me proporcionou um conhecimento diferente dos que se adquirem em escolas, faculdades e etc. É uma experiência que qualquer cidadão/ cidadã deveria ter. 

Madalena S. 

O meu nome é Ângela Rangel e venho por este meio partilhar o meu testemunho enquanto participante do projeto Include Me, em Berlim, Alemanha. Eu gostei de participar no projeto, achei as pessoas bastante acolhedoras e simpáticas. Aprendi assuntos sobre modos de viver de diversas culturas. Aprendi também a lutar contra a discriminação, a combater os estereótipos, e a promover a inclusão das diversas pessoas. Fizemos diversas atividades como por exemplo, energizers, aprendi algumas palavras noutros idiomas, e ainda realizamos apresentações e trabalhos em grupo, como por exemplo organizamo-nos em grupo e discutimos acerca de skills e outros assuntos.

Quanto ao alojamento gostei imenso do quarto, da comida oferecida pelo hotel, e das condições do próprio hotel. Também gostei de ir ao fórum global women, em Berlim, aprendi sobre os direitos das mulheres e gostei da palestra organizada. Quanto à organização da atividade, acho que poderia ter existido mais coordenação e menos conflitos entre as pessoas. Também gostaria de referir que no geral foi uma boa experiência, retirando alguns aspetos acima mencionados.

Assim sendo agradeço a experiência e os momentos de convívio entre as diversas nacionalidades.

Ângela R.

Ir para a barra de ferramentas