Hear Our Voices

O Hear our Voices foi um intercâmbio destinado a jovens entre os 13 e 17 anos que aconteceu em Agosto, em Klaffer – Áustria. 

Ao longo dos 12 dias do projeto, os nossos participantes fizeram um pequeno resumo de como foi os seus dias e de como foi esta experiência para eles. 

DIA 1
O grupo encontrou-se no aeroporto por volta das 6:30-6:45, e após o check-in embarcamos no avião e tínhamos descolado às 8:40. Aterramos em Munique 3 horas depois às 12:45. Fomos coletar as malas e logo depois fomos à estação de comboio no aeroporto, onde às 15:48 partimos de Munique. No comboio a caminho de Linz, jogamos diversos jogos, sendo eles; uno, e impostor. Às 18:44 chegamos em Linz, onde nos encontramos com os outros grupos. Às 19:00, embarcamos no autocarro que nos levou até Klaffer, e chegamos ao nosso destino por volta das 20:30. Após 15 minutos (de nos instalar nos quartos, etc.) comemos jantar que consistia de comidas frias (saladas, pão). Depois do jantar retornamos aos quartos, e fomos descansar.

DIA 2
O primeiro dia em Klaffer foi marcado pelo início da criação dos laços de amizade entre os diversos participantes dos vários países. O dia começou com o pequeno-almoço às 8.15 horas. Foi servido diversos cereais, pães e bebidas quentes aos participantes, de forma a se preparar para as primeiras atividades.
Às 9.30 começaram atividades com o objetivo de quebrar o gelo entre os participantes. Em primeiro lugar, o grupo fez pequenos jogos para tentar decorar o máximo de nomes possíveis dos outros elementos. Para quebrar o gelo, fez-se uma atividade em que cada participante tinha um papel com 2 variações possíveis. Ou tinha o desenho de uma cadeira ou de uma pessoa. Os participantes, enquanto a música tocava, os elementos do grupo trocavam os seus papeis ( nesta fase ninguém sabe qual será o desenho no papel). Quando a música parava de tocar, todos abriam os papeis e viam o símbolo desenhado. Se fosse uma cadeira, teriam de se ajoelhar de forma a que os participantes com o desenho de uma pessoa, pudessem se sentar. Os elementos que não conseguissem formar um par com outros com um símbolo diferente seriam eliminados. Várias rondas foram feitas até obtermos 2 vencedores. Por fim, os participantes fizeram uma pequena caminhada à volta do lago, sendo debatido temas sobre os seus países e gostos.
Com as atividades da manhã cumpridas, o grupo foi almoçar às 12.30. Na parte da tarde, as atividades começaram às 14.30, tendo o objetivo de continuar a fortalecer o espírito de equipa entre todos. Começou-se por fazer uma pequena análise ao medos, expectativas e contribuições de todos os elementos. Também estabelecemos algumas regras, de acordo com os hábitos e preferências de todos os participantes do grupo. No final da tarde, organizamos subgrupos para a atividade noturna. Tal consistia em organizar um pequeno concerto, baseado numa canção escolhida aleatoriamente.
Depois de jantar, todos os grupos apresentaram a todos os seus concertos, preparados entre as 17.00 e as 20.00 horas.
Depois desta atividade, terminada por volta das 22.00 horas, o grupo teve tempo livre para o convívio entre os participantes ou descansar.

DIA 3
O dia começou às 8:15 com o pequeno-almoço. As atividades começaram às 9:30, para Team Building passeámos à volta do lago aos pares e a conversar sobre um tema para nos irmos conhecendo uns aos outros. Às 12:30 fomos almoçar.
Recomeçámos às 14:30, fizemos um jogo da torre de marshmallow, quem fizesse uma torre que estivesse estável por pelo menos 2 minutos e com o marshmallow no ponto mais alto era o vencedor. A última atividade antes do jantar foi o desfile da Lady Gaga, fomos divididos em grupos, criámos uma pessoa tinha de se vestir igual a uma das fotos da Lady Gaga.
O dia acabou com a noite intercultural da Grécia e da Bulgária.

DIA 4
O dia começou às 8:15 quando fomos tomar o pequeno almoço, depois as 9:30 fomos fazer uma atividade para criar laços entre nós em que deram nos temas e tínhamos de improvisar porque não sabíamos o que estava na apresentação depois deram nos mais uma atividade que cada grupo tinha um nome de uma música e tínhamos de criar uma letra com as seguintes palavras: “Lady Gaga”, “Klaffer” e “cucumber”. Para acabar o dia fizemos um jogo em que havia duas equipas e cada uma tinha um lenço e tínhamos de escondê-lo para a outra equipa o encontrar e quem encontra-se primeiro ganhava.

DIA 5
Acordámos por volta das 8h e tomámos o pequeno almoço às 8h30 que consistiu em iogurte, pão, cereais e café. De seguida, às 9h30 reunimo-nos com o grupo inteiro no jardim perto do lago e dividimos em grupos de 5/6 e o objetivo era encontrar vários elementos da natureza e formar uma “obra de arte” no chão. Por volta do meio dia, juntamo-nos outra vez e fizemos uma tour pelas obras. O almoço foi servido ao 12h30 e neste dia em específico tivemos 3 horas de pausa. Da parte da tarde, 15h30, dividimo-nos em grupos diferentes e foi-nos dado um papel com um grupo/tipo de dança que devíamos representar. Às 17h30 estivemos cada um com a sua respetiva família e às 18h30 jantámos. A seguir ao jantar, tivemos a noite intercultural da Áustria e da República Checa e depois juntou-se uma grande parte do grupo e convivemos até adormecer.

DIA 6
No dia 16 acordamos um pouco antes das 8:15, para tomar o pequeno almoço como de costume e começamos as atividades, as quais começaram com o tema de teatro pela manhã e fotografia pela tarde. Nas atividades da manhã, os participantes do projeto foram convidados a fazer diversas atividades envolvendo a voz e velocidade da fala, assim como o timbre para interpretar um diálogo e logo em seguida performar uma pequena cena, com um tema específico e local dado pelas instrutoras.
Após as atividades da manhã, tivemos uma pausa prolongada para o almoço, onde metade do nosso grupo foi para o mercado fazer compras. Durante a tarde foi proposta a atividade de criar grupos e tirar fotos em poses específicas para depois serem compartilhadas com todos os participantes.
Durante a noite, tivemos o jantar e fizemos uma atividade de cantar em volta de uma fogueira.

DIA 7
Hoje seguimos a nossa rotina normal da parte da manhã; acordamos às 8:00 para comer pequeno almoço às 8:15. Após o pequeno almoço, esperamos até 11:30 onde todos discutimos a logística do passeio à Linz, e a estrutura dos últimos dias da viagem. Às 12:30 comemos almoço e até às 14:00 nos preparamos para embarcar o autocarro em direção de Linz. Após nossa chegada aproximadamente às 15:30, nos dividimos em grupo para explorar o centro da cidade. Eu junto com o grupo português e italiano e alguns membros da equipa da República Checa andamos em algumas lojinhas até às 17:30. Depois, andamos em direção das festas onde ficamos até às 21:00. Lá, nos sentamos com os gregos e o Timon e jogamos “impostor.” Brevemente , fomos ver o artista que estava tocando, e após disse, nos reencontramos no ponto onde o autocarro nos ia buscar. Na nossa viagem de volta, ouvimos diversas músicas, mas nos divertimos imenso no autocarro. Finalmente, concluímos o dia onde cada um seguiu seu caminho, sendo esse: tomar banho, jogar cartas, etc.

DIA 8
O dia começou às 9.30 horas, com o típico energizer, desta vez organizado pelo teamleader da equipa grega. Nesta atividade o grupo fez uma roda, onde cada um dava as mãos aos participantes ao seu lado. Existia 4 comandos possíveis. O primeiro era “ir para a frente”, o segundo ” ir para trás”, o terceiro ” ir para a direita” e o último ” ir para a esquerda”. Tal como as afirmações sugerem, o grupo teria de se deslocar na direção indicada pela expressão. Este energizer serviu para melhorar o tempo de reação do grupo. De seguida, os participantes foram divididos em 5 grupos. Por sua vez, cada grupo foi encaminhado para uma estação. Nestas estações, debateu-se vários temas. Exemplos desses temas são igualdade de género, saúde mental, educação e os objetivos de desenvolvimento sustentável. Cada grupo passou 20 minutos em cada estação. Após esse tempo, os participantes de cada grupo trocavam de tema.
Após o almoço, às 15.30 horas, realizou-se outro energizer. Nesta atividade, todos se sentaram em cadeiras, excepto uma pessoa. As cadeiras onde as pessoas se sentaram formaram uma roda. O participante que não está sentado, fez uma pergunta e aqueles cuja resposta for “sim”, tem de encontrar uma nova cadeira para se sentarem. O participante que não encontrar um lugar terá de fazer uma nova pergunta, de modo a tentar encontrar um lugar.
De seguida, formaram-se pequenos grupos para trabalharem com mais detalhe os temas trabalhados na parte da manhã. O desenvolvimento destes temas durarão até ao penúltimo dia do projeto. Após algum tempo a organizar o método de trabalho dos grupos, o grupo português e italiano começaram a organizar as suas noites interculturais. Nestas apresentações, realizou-se danças, kahoots e provou-se a comida típica destas nações.
Depois das noites interculturais, o programa para o dia terminou e os participantes tiveram tempo livre.

DIA 9
O dia começou às 8:15 com o pequeno almoço depois as 9:30 tivemos “estações” com vários temas (challenges of our time) e no final escrevíamos num papel o tema que mais gostamos e criamos grupos a partir daí e começamos a criar as apresentações finais sobre os temas até a hora do jantar. O dia acabou às 20:30 com o bonfire e um jogo que era para adivinhar a música mas com base em uma certa categoria como comida, números, lugares, …

DIA 10
Às 8:15 tomámos o pequeno-almoço. Às 9:30 para introduzir a atividade, primeiro foi feito um energizer planeado por duas raparigas italianas a Maddalena e Clara, o jogo é, estamos todos sentados no chão em roda e uma pessoa está em pé fora, a mesma tem de andar em volta da roda e tocar em alguém, a pessoa que é tocada levanta-se e ambas correm em direções opostas, o primeiro a chegar pode se sentar enquanto o outro toca em outra pessoa para tentar ter lugar para se sentar.
Depois do energizer continuámos a preparar as apresentações, depois do almoço cada grupo encontrou-se com a Caro e a Laura e apresentavam o seu trabalho para elas verem e dizerem o que pode melhorar ou não.
Jantámos às 18:30, foram dados os retoques nos trabalhos e às 20:00 foi o momento de apresentação dos trabalhos.

DIA 11
Acordámos por volta das 8h e tomámos o pequeno almoço às 8h30 que consistiu em iogurte, pão, cereais e café. De seguida, às 9h30 reunimo-nos com o grupo inteiro no jardim onde a Alice organizou um energising chamado Samurai. A seguir juntamo-nos no training room e tínhamos várias atividades para fazer, tínhamos highlights dos nossos melhores momentos, podíamos desenhar num papel algo que nos marcou, tínhamos duas folhas onde numa escrevíamos os nossos desejos e noutra algo que queríamos deixar para trás que acabámos por deitar no lixo, e por fim tínhamos uma pequenina mochila onde escrevemos o que queríamos levar connosco. Ainda antes do almoço, foi tempo da nossa última reunião em família onde decorámos um envelope com o nosso nome onde cada pessoa podia colocar um presente dentro. Às 12h30 almoçamos pão com cogumelos e da parte da tarde tivemos uma cerimónia de despedida onde foi revelado o amigo secreto e recebemos os certificados e um prémio especial. Depois de jantarmos massa com carne, fomos jogar futebol todos juntos no campo. Seguidamente juntamo-nos todos na fogueira onde queimámos os nossos desejos e dançamos e cantámos até irmos dormir.

DIA 12
No dia 22 acordamos mais cedo que o comum,tomamos o pequeno almoço às 8:00 e começamos a finalizar nossas bagagens para a viagem. As 9:00 entrámos no autocarro e fomos para a estação de Linz,aonde ocorreram breves despedidas entre os líderes e participantes de diferentes países, entramos para a estação e pegamos o trem que saia às 11:20 e com isso concluímos a manhã.
Paramos em Munique para tomar um almoço e explorar parte da cidade, tirando fotos do local antes de irmos para o aeroporto por volta das 16:00 através do metrô. Esperamos o avião e terminamos o dia chegando em Lisboa após algumas horas exaustivas e nos despedimos.

Ir para a barra de ferramentas