O projeto “Gammopoly – The game of life for adult education” é um projeto de parceria estratégica na área da educação de adultos, desenvolvido por um consórcio de 5 organizações europeias da Roménia, Itália, Portugal, Espanha e Polónia num período de 20 meses. O principal objetivo é facilitar o acesso dos adultos a métodos inovadores de educação não formal, através dos quais possam desenvolver competências-chave e habilidades de vida para uma melhor inserção no mercado de trabalho, cada vez mais centrado na tecnologia e na formação contínua.
O projeto surge da necessidade de os adultos estarem continuamente focados em seu desenvolvimento pessoal, profissional e familiar, para que possam tomar decisões saudáveis para suas vidas. Outra necessidade importante é a dos especialistas em educação de adultos, que não dispõem de ferramentas muito extensas para o desenvolvimento pessoal dos adultos, incluindo o desenvolvimento de habilidades sociais, competências e habilidades chave para um estilo de vida saudável. Para responder a estas necessidades e problemas, as 5 organizações propuseram uma nova produção intelectual – um jogo de tabuleiro denominado Gammopoly, incluindo uma metodologia de trabalho na área da educação de adultos e um website através do qual promovem este tipo de instrumentos de educação não formal. Além disso, o kit de ferramentas contém recomendações para os profissionais que trabalham com pessoas em dificuldades (como deficiências, refugiados, migrantes, pessoas com menor nível socioeconômico).
Parceiros Interncionais
– GAMMA Institute – Roménia
– CEIPES – Itália
– ASPAYM – Espanha
– IAIRS – Polónia
Parceiros Nacionais
– Câmara Municipal de Beja
– Instituto Português do Desporto e Juventude
Cofinanciado
– Erasmus +, referência número: 2019-1-RO01-KA204-063821
As principais atividades do projeto GAMMOOLY
Reunião inicial dos representantes das organizações parceiras: Beja, Portugal 5 “EVENTOS CORE locais” – 1 por país parceiroesta primeira etapa foi realizada durante 4 meses de projeto pelos pesquisadores das 5 equipes do projeto. Foram documentados os seguintes tópicos: as fases do ciclo de vida familiar, as competências de vida e habilidades necessárias para a transição e adaptação à próxima fase da vida. Além disso, foram estudados os métodos de aprendizagem não formal mais eficazes no campo da educação de adultos e as dinâmicas específicas deste grupo-alvo, de forma a integrar o jogo GAMMOPOLY.
É a etapa mais trabalhosa da elaboração deste produto intelectual e foi realizada durante 5 meses, envolvendo vários membros da equipe do projeto. todos os países parceiros. O jogo está em versão inglesa e também foi traduzido para as línguas maternas dos países parceiros para facilitar a participação de adultos de diferentes origens que não necessariamente sabem inglês. Para esta etapa, os parceiros trabalharam juntos para chegar a um formato final quanto à estrutura, aos materiais utilizados, aos símbolos, ao conteúdo das cartas e às instruções.
Foi realizado durante 5 meses do projeto, e cada organização parceira organizou 10 sessões de GAMMOPOLY (5 na versão boardgame, 5 na versão workshop), com um mínimo de 15 participantes/sessão. Ao final das sessões houve um debriefing (o autodebriefing e a versão do facilitador), e os participantes deram feedback sobre o impacto que o jogo teve neles. A seleção dos participantes do teste foi feita por chamada aberta, por categorias de idade. Não foram aplicadas outras condições ou critérios de separação, mas foram tidos em conta os adultos com oportunidades reduzidas e os de diferentes origens socioeconómicas e culturais.
Foi feito durante 3 meses do projeto – foi um período em que foi analisado o feedback dos participantes e dos formadores/especialistas e voluntários que participaram nos testes.
“GAMMOPOLY: The Game of Life” é um jogo de tabuleiro baseado na teoria sistêmica das fases do ciclo vital familiar, que considera que cada pessoa/família passa por sucessivas fases de desenvolvimento ao longo da vida e nas transições de uma fase para outra. Cada pessoa/família é desafiada a adquirir determinadas competências, competências de vida, etc. para enfrentar situações difíceis e adaptar-se à nova fase de desenvolvimento.
There was a problem reporting this post.
Please confirm you want to block this member.
You will no longer be able to:
Please note: This action will also remove this member from your connections and send a report to the site admin. Please allow a few minutes for this process to complete.