FACEASY é um curso de formação internacional que envolve jovens provenientes de 8 países europeus (Lituânia, Itália, Espanha, Grécia, Polónia, França, Roménia e Portugal), que se realiza de 19 a 27 de Maio de 2024 em São Pedro do Estoril, Cascais.
A Associação Check-IN desenvolve este intercâmbio inserido nos “Objetivos Europeus da Juventude”. Entre o ano de 2021 e 2027, trabalhamos 5 objetivos: a União Europeia Conectada com os Jovens (YG1), como impulsionar a Juventude rural (YG6), criar uma educação de qualidade (YG8), envolver as organizações de Juventude e Programas para Jovens (YG11), sociedades inclusivas (YG3). E em 2024, acrescentamos a Saúde Mental & Bem-Estar (YG5).
Este curso de formação propõe métodos e exercícios para fomentar as competências (comunicação eficiente, resolução de problemas, criatividade, resolução de conflitos, desenhar um workshop) que um facilitador deve ter. Acreditamos que, nos dias de hoje, os trabalhadores de juventude precisam de conhecimentos, ferramentas e métodos para facilitar sessões com grupos de jovens devido à importância do seu trabalho – são facilitadores sociais para a inclusão dos jovens, especialmente para aqueles com poucas oportunidades.
Este projeto foi aprovado pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, com a referência: 2023-1-PT02-KA151-YOU-000114731. Contamos com o apoio altamente comprometido da Câmara Municipal de Cascais e ainda do Instituto Português do Desporto e Juventude, a parceria de 7 entidades europeias e outras entidades locais.
Mais informações: info@checkin.org.pt
Inscrições: até 30 de Abril, neste link
Parceiros internacionais
– OMIX – Espanha
– Associazione Agrado – Itália
– Hellenic Youth Participation – Grécia
– IAiRS – Polónia
– Jaunimo Horizontai – Lituânia
– Gamma Institute – Roménia
Parceiros Nacionais
– Câmara Municipal de Cascais
– Instituto Português do Desporto e Juventude
– Fundação O Século
Coofinanciado
– Agência Nacional da Gestão do Programa Erasmus +: 2023-1-PT02-KA151-YOU-000114731
Durante o projeto vamos publicar um diário do projeto para manter a par todos os interessados
FACEASY é um curso de formação internacional que envolve jovens provenientes de 8 países europeus (Letónia, Itália, Espanha, Grécia, Polónia, Áustria, Eslováquia e Portugal), que se realiza de 10 a 18 de Maio de 2023 em São Pedro do Estoril, Cascais.
A Associação Check-IN desenvolve este intercâmbio inserido nos “Objetivos Europeus da Juventude”. Entre o ano de 2021 e 2027, trabalhamos 5 objetivos: a União Europeia Conectada com os Jovens (YG1), como impulsionar a Juventude rural (YG6), criar uma educação de qualidade (YG8), envolver as organizações de Juventude e Programas para Jovens (YG11), sociedades inclusivas (YG3). E em 2023, acrescentamos a Informação e o Diálogo Construtivo (YG4).
Este curso de formação propõe métodos e exercícios para fomentar as competências (comunicação eficiente, resolução de problemas, criatividade, resolução de conflitos, desenhar um workshop) que um facilitador deve ter. Acreditamos que, nos dias de hoje, os trabalhadores de juventude precisam de conhecimentos, ferramentas e métodos para facilitar sessões com grupos de jovens devido à importância do seu trabalho – são facilitadores sociais para a inclusão dos jovens, especialmente para aqueles com poucas oportunidades.
Este projeto foi aprovado pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, com a referência: 2022-1-PT02-KA151-
Mais informações: check-in@checkin.org.pt Podem consultar o Booklet da edição 2023 neste link.
Parceiros internacionais
– OMIX – Espanha
– Associazione Agrado – Itália
– Youthfully Yours GR – Grécia
– Youthfully Yours SK – Eslováquia
– Sempre a Frente Fundacja – Polónia
– Education Innovative Center – Áustria
– Jauniešu klubs 10×10 – Letónia
Parceiros Nacionais
– Câmara Municipal de Cascais
– Instituto Português do Desporto e Juventude
– Fundação O Século
Coofinanciado
– Agência Nacional da Gestão do Programa Erasmus +: 2022-1-PT02-KA151-YOU-000059890
A segunda edição do FACEASY está a começar! Os nossos participantes, provenientes de diferentes países – Portugal, Espanha, Eslováquia, Grécia, Polónia, Itália e Letónia – chegaram a Cascais e encontraram-se pela primeira vez. Começámos com alguns jogos de nomes e depois com jogos de quebra-gelo. Para finalizar a nossa manhã, trabalhámos o espírito do grupo com a Missão Impossível – as tarefas eram difíceis, mas o grupo uniu-se tão bem que conseguiu terminar tudo!
Depois de fazermos novos amigos e de aproveitarmos o sol durante a pausa do almoço, chegou a altura de avançarmos para uma visita guiada às expectativas de aprendizagem de cada um. Os participantes percorreram diferentes estações, onde descobriram o programa para a semana seguinte, mais oportunidades com o programa Erasmus+, trataram de pormenores logísticos e também partilharam os seus receios, contributos e expectativas para o projeto. Esta introdução ao programa terminou com o estabelecimento de algumas regras, o que fazer e o que não fazer para a próxima semana.
O último workshop do dia foi sobre os Objetivos para a Juventude e como estes estão interligados com o curso de formação. Os participantes ficaram a saber mais sobre os Objetivos para a Juventude em que o nosso projeto está focado este ano e comentaram a situação nos seus países sobre se estão ou não a alcançá-los.
O dia terminou com a noite intercultural. Todos trouxeram algumas coisas para partilhar e tivemos a oportunidade de provar coisas de diferentes países e dançar todos juntos.
Esta manhã, começámos o dia com a receção da Dra. Filipa Castro Henriques, da Câmara Municipal de Cascais, que deu as boas-vindas aos nossos participantes a Cascais e explicou o importante papel que a autarquia tem na promoção de atividades para os jovens e os projetos que têm disponíveis.
Para reiniciar as sessões de trabalho, foi altura de refletir sobre o facilitador enquanto aprendiz. O workshop centrou-se nas diferenças entre educação formal e não formal e identificou os momentos-chave de aprendizagem na vida dos participantes e o que significa ser um facilitador.
A manhã prosseguiu com um workshop dedicado à comunicação intercultural. A atividade “Uma mesquita em Sleepyville” consiste em representar uma assembleia municipal onde se discute a construção de uma mesquita. Os participantes foram divididos em grupos, cada um deles defendendo diferentes pontos de vista sobre o assunto. No final, tratava-se de encontrar uma solução que respeitasse os diferentes pontos de vista e a diversidade das pessoas. Com esta atividade, os participantes puderam compreender o papel de um facilitador num ambiente tão volátil, culturalmente rico e diversificado.
À tarde, foi altura de explorar as nossas competências em matéria de empatia e de escuta ativa. Os facilitadores desafiaram os participantes a, em pares, partilharem uma história pessoal com o seu colega e depois este ter de a recontar. Houve também tempo para aproveitar o sol no exterior e algumas outras atividades, como espelhar e seguir os movimentos dos pares. Estas atividades não só mostraram ao grupo a importância de ser empático para com os outros e a importância disso na facilitação de workshops, como também fortaleceram os laços entre eles!
Para terminar este dia cheio de workshops, mas também de novas aprendizagens, organizámos um World Cafe. Os participantes, divididos em quatro grupos, debateram os problemas e propuseram algumas soluções que os facilitadores podem enfrentar durante a fase de planeamento de um curso de formação: local, participantes, logística e facilitadores.
Era então altura de descansar e aproveitar a noite livre.
A manhã começou com um energizer e, de seguida, foi a vez de entrar num workshop de public speaking. Os facilitadores partilharam dicas e truques sobre como falar em público e desafiaram os participantes que mais temiam palco a iniciar os exercícios. Em grupo, todos tiveram de inventar uma história para apresentar aos outros, com diferentes limitações de tempo e diferentes desafios. Ao ouvirem o feedback dos formadores, e ao refazerem o exercício, os participantes melhoraram as suas capacidades!
A tarde começou com o workshop de planeamento de uma atividade e gestão de projetos. Esta sessão foi útil para compreender o processo por detrás de uma formação ou de um workshop e perceber o fluxo desde que surge uma ideia até ao momento em que o workshop é concluído e analisado.
Para concluir o dia, o grupo reuniu-se para partilhar práticas e experiências. No total, discutimos boas práticas e bons exemplos de facilitação de alguns projetos, e os formadores partilharam dicas para ultrapassar situações difíceis e desafiantes com base nas suas experiências.
A manhã foi dedicada ao workshop de design gráfico. Os recursos visuais são muito importantes na educação não formal, pelo que os participantes tiveram a oportunidade de aprender diferentes componentes sobre como conceber materiais que podem ser utilizados pelos facilitadores.
Durante a tarde houve tempo livre para explorar Cascais. Organizado pelo Cascais Jovem, tivemos duas visitas diferentes: o museu Condes de Castro Guimarães e a Casa Museu de Santa Maria, que forneceram mais informações sobre Cascais e a sua história. Por fim, houve tempo livre para os participantes explorarem a vila por conta própria ou irem à praia.
Chegou a altura de começar com o workshop de debriefing. O workshop de debriefing foi muito importante para nos ajudar a compreender como garantir que os workshops transmitem uma mensagem e para tornar cada passo do nosso trabalho objetivo. O debriefing também é importante porque encerra as sessões e é onde devem ser tiradas as conclusões mais importantes, pelo que os facilitadores ajudam os participantes a compreender como conduzir um debriefing, como fazer as perguntas certas e como encerrar os workshops da melhor forma possível. Os participantes aprenderam a formular perguntas e a moderar um debate. Depois, foi altura de explorar mais sobre o feedback. O feedback é vital para o nosso processo de crescimento, especialmente na educação não formal. Explorámos algumas técnicas sobre como dar um feedback bom e construtivo.
À tarde, os participantes foram confrontados com a última grande tarefa que tinham: planear e facilitar o seu próprio workshop. Foram divididos em quatro grupos e tiveram o resto da tarde para ter uma ideia e preparar tudo o que era necessário para realizar o seu workshop.
Depois de todas as aprendizagens anteriores, hoje é o dia de as pôr em prática e de surpreender os facilitadores. Os quatro grupos realizaram os seus próprios workshops – alguns tiveram lugar na praia, outros foram inspirados em festas de aniversário, outros utilizaram o teatro como atividade principal. Este processo foi intenso e demorou toda a manhã, mas foi incrível ver o crescimento de todos eles.
Depois do almoço, foi a vez do feedback. Os participantes receberam feedback sobre o seu trabalho, especialmente sobre o que foi bom e correu bem, e também sobre as áreas que poderiam ser melhoradas. Os facilitadores fizeram primeiro as suas avaliações e, depois, os outros participantes também acrescentaram as suas notas.
Para celebrar o dia produtivo e o seu crescimento na facilitação de um workshop, os participantes tiveram algum tempo livre para ir a Lisboa!
O último dia de trabalho do FACEASY é o dia da avaliação e dos próximos passos. Tivemos uma manhã muito introspectiva e reflexiva para avaliar o nosso trabalho, as nossas expectativas, o que alcançámos e o que pode ser melhorado, no âmbito do projeto e de nós próprios e do nosso trabalho e empenho. Depois, em grupos nacionais, os participantes elaboraram um plano de divulgação para partilhar localmente, nos seus países, os resultados das suas aprendizagens durante a semana. Terminámos oficialmente o nosso programa com a cerimónia do Youthpass e um jantar de despedida em Cascais.
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