CircOlive

O projeto CIRCOLIVE pretende apoiar a transição da União Europeia para uma economia circular, melhorando e reforçando as competências empresariais circulares no setor do azeite na Croácia, Espanha, Grécia, Itália e Portugal. Almeja-se desta forma promover a adoção de modelos de negócios circulares, que visam a valorização de resíduos e subprodutos de todo o sector olivícola. O projeto envolve 9 entidades de 5 países europeus
(Croácia, Espanha, Grécia, Itália, e Portugal).

Objetivos gerais:
Mais especificamente, o projeto visa:
1. Incentivar a adaptação da oferta de ensino e formação profissional às necessidades emergentes de competências empresariais circulares no setor olivícola, com a ajuda da conceção de currículos transnacionais. Este aspeto apresenta-se como relevante, dada a importância de se moldar a resposta do sistema de ensino e formação profissional para a
transição de uma economia circular no setor olivícola;
2. Desenvolver as competências dos pequenos operadores para implementar modelos de negócio circulares e domínios tecnológicos profundos no setor agroalimentar, incentivando
a adoção de um espírito de iniciativa e atitude empreendedora em toda a cadeia de valor do azeite, permitindo-lhes tornarem-se mais inovadores e competitivos, nomeadamente através
do lançamento de novos serviços/produtos, entre outros;
3. Facilitar o fluxo e a cocriação de conhecimento entre o ensino e a formação superior e profissional, entre as instituições de investigação, os setores público e empresarial e outras partes interessadas na Croácia, Espanha, Grécia, Itália, e Portugal, por forma a promover e apoiar o desenvolvimento e a implementação de modelos de negócio circulares holísticos para a valorização de resíduos e subprodutos da azeitona, com o intuito da transição do setor do azeite para uma economia circular.

Parceiros

Promotor
– Vakakis Kai Synergates (vakakis) – Grécia
www.vakakis.gr

Parceiros Internacionais
– Associação check-IN – cooperação e desenvolvimento (CHECK-IN) – Portugal
www.checkin.org.pt
Geoponiko Panepistimion Athinon (aua) – Grécia
www.aua.gr
– Clust-er Agroalimentare (c-er) – Itália
www.agrifood.clust-er.it
– Istituto Formazione Operatori Aziendali (ifoa) – Itália
www.ifoa.it
– Alma Mater Studiorum – universita di bologna (unibo) – Itália
www.unibo.it
– Cambra Oficial de Comerc i Industria de Lleida (cci lleida) – Espanha
www.cambralleida.com
– Fundacio Eurecat (eut) – Espanha
www.eurecat.org
– Institut za Poljoprivredu i Turizam Ustanova (iptpo) – Croácia
www.iptpo.hr

Cofinanciado
– Erasmus +, ERASMUS-EDU-2023-PI-ALL-INNO-EDU-ENTERP, Referência 101139912 – CIRCOLIVE

Atividades

As principais atividades do projeto CIRCOLIVE

Gestão e Coordenação
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Gestão do projeto e sua coordenação, decorrendo de forma longitudinal no decorrer do mesmo, por forma a se garantir uma implementação bem sucedida e a prossecução de resultados relevantes.

Retrato Nacional do Sector Olivícola
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Pesquisa sobre a situação atual do setor olivícola nos 5 países envolvidos, particularmente no que concerne à implementação de práticas circulares e adoção tecnológica, acrescendo o mapeamento e a revisão dos currículos/ programas existentes na área da formação profissional, assim como a identificação do nível de competências atuais e futuras e profissões que permitirão a plena transição do setor olivícola para a economia circular.

Modelos de Economia Circular
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Identificação do estado da arte dos modelos de economia circular no setor agroalimentar, incluindo o olivícola, assim como a análise do potencial da sua transferência para as pequenas e médias empresas, acrescendo benefícios expectáveis.

Currículos Formativos
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Definição de currículos formativos e profissionais pilotos na área das competências para a economia circular, fomentando-se um espírito empreendedor numa escala pequena, no setor da produção do azeite (nomeadamente através de tecnologia digital e inteligente).

Desenvolvimento de Programas Educativos
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Desenvolvimento de dois programas educativos contínuos com micro e pequenas empresas no setor do azeite, por forma a capacitá-las a moldar as competências do seu staff para i) a implementação de modelos de economia circular e abordagem empreendedora na cadeia de valor e ii) domínio aprofundado da tecnologia no setor agroalimentar.

Plano estratégico e disseminação
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Definição de Plano Estratégico de Comunicação e de Disseminação e implementação de diversas atividades de disseminação.

Media

No decorrer da implementação do projeto partilhar-se-ão todos os conteúdos produzidos nas páginas das redes sociais que serão criadas (Facebook, Twitter, LinkedIn), assim como o acesso ao website oficial.

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