EVSolvin

EVSolvin

“EV(S)OLVIN” é um projeto de SVE que abrange 6 programas de SVE de longo termo e terá lugar em diferentes países, sendo que 12 jovens voluntários portugueses irão deslocar-se para diferentes sítios na Europa (2 em Itália, 4 na Grécia, 2 na Croácia e 4 na Roménia). Serão focadas sobretudo 5 áreas de atividade: comunicação/media, assistência social/infantil e animação, turismo e valorização cultural, desporto e incentivo a um estilo de vida ativo e por fim promoção ambiental. Este projeto pretende fortalecer as competências e habilidades dos jovens, fomentando o empreendedorismo, facilitando a entrada no mercado de trabalho nestas áreas, e simultaneamente, apoiando outros jovens no desenvolvimento das suas competências, por exemplo através da partilha das suas experiências. A mudança para outro país significa uma nova aprendizagem e ajustamento deste conhecimento para desenvolver os voluntários enquanto pessoas e apoiar a sociedade e comunidade locais. Através de métodos de trabalho não formais, como workshops, apresentações, atividades ao ar livre, atividades de teambuilding, etc., o nosso projeto redefinirá os hábitos e necessidades da juventude em cada um dos ambientes locais, e ao mesmo tempo, representará uma oportunidade para os voluntários transmitir os valores mais importantes da nossa sociedade.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

As datas planeadas para os projetos de mobilidade serão diferentes, consoante as necessidades das Organizações de Acolhimento.. Os países envolvidos serão Portugal, Itália, Grécia, Croácia e Roménia. Em todos os projetos, cada voluntário terá envolvido entre 30 e 35 horas durante 5 dias por semana (de segunda a sexta-feira). O horário pode variar dependendo das atividades das organizações de acolhimento. Os voluntários desfrutarão de 2 dias livres por semana.

GIOVANI PER L’EUROPA – Itália – 2 voluntários em Nicotera.

Os voluntários utilizarão métodos de educação não formal, organizando workshops, jogos e outras atividades com crianças e jovens em escolas e centros de atividades extracurriculares. Na área de promoção do turismo, os métodos de trabalho serão sobretudo pesquisas, workshops sobre arte e cultura, apresentações criativas, etc.

O principal objetivo é a proteção e promoção cultural e artística através dos novos meios de comunicação e eventos locais.

UNITED SOCIETIES OF BALKANS ASTIKI ETAIREIA – Grécia – 2 voluntários em Salónica.

Durante o projeto, os participantes receberão formações baseadas nas necessidades do programa de SVE, através de métodos não formais e desenvolverão materiais de comunicação relacionados com a questão dos Balcãs.

SINDESMOS SISTIMA KAI GENIA – Grécia – 2 voluntários em Komotini.

Os voluntários desempenharão um papel de apoio à equipa da System and G. Terão a oportunidade de elaborar folhetos informativos, editar artigos do website, organizar eventos, desenvolver projetos de Erasmus + preparar e implementar as atividades da System and G nas escolas, no Europe Direct Office e também na sociedade local de Komotini.

As atividades centrar-se-ão na promoção de temas do nosso programa à juventude local, para além de envolver os voluntários no apoio à aproximação dos valores europeus, transmitindo informações sobre os programas de mobilidade europeus.

Para além disso, os voluntários poderão também participar e auxiliar no funcionamento da System and G. De forma a garantir a qualidade do serviço, os voluntários receberão formação relativamente a métodos de educação não formal básicos, que serão postos em prática durante o projeto.

SUNCOKRET CENTRE FOR COMMUNITY DEVELOPMENT – Croácia – 2 voluntários em Vrginmost.

Os voluntários ocuparão o seu tempo diariamente com as crianças e os jovens socialmente excluídos, numa realidade rural, com menos oportunidades, partilhando a cultura, experiências e conhecimento através de métodos de educação não formal e informal, em workshops e atividades. Igualmente, os voluntários de SVE terão a oportunidade de participar nas atividades locais e conhecer outros jovens a desenvolver experiências internacionais. Os métodos de trabalho serão participativos e os voluntários colaborarão com a juventude local, promovendo uma aprendizagem mútua. Os participantes de SVE poderão também aprender a criar oportunidades educativas para crianças e jovens socialmente excluídos, de cenários desfavorecidos, numa área que sofreu os impactos da guerra.

ASSOCIATIA CLUBUL SPORTIV EXPERIENTA MULTISPORT – Roménia – 2 voluntários em Arad.

Os voluntários estarão envolvidos numa experiência participativa e ativa, relacionada com o incentivo do desporto como ferramenta de integração da comunidade local, e com a promoção de um estilo de vida saudável entre os jovens. Os métodos usados envolverão em grande medida a comunidade local, como reuniões, sessões semanais de desporto, assim como apresentações, elaborações de vídeos e entrevistas, tendo em vista uma aproximação às escolas e outras instituições locais relevantes.

ASSOCIATIA MILLENIUM CENTER ARAD – Roménia – 2 voluntários em Arad.

Os voluntários passarão o seu dia-a-dia em contacto com as crianças e a juventude, num ambiente de partilha cultural, partilha de experiências e de conhecimento através de métodos de educação não formal e informal, através de workshops e atividades. Todos os métodos de trabalho serão participativos e os voluntários colaborarão com a juventude local numa base de aprendizagem mútua.

Em cada atividade, os voluntários terão formações da parte da equipa, através de métodos não formais de aprendizagem, de modo a que possam implementar as atividades, recebendo um apoio contínuo durante todo o processo.

PROMOTOR

ASSOCIAÇÃO CHECK-IN - COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

É uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2010, com sede em Beja mas que opera também desde o núcleo situado no centro de Lisboa.

Os objetivos principais da sua ação são a promoção das oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, estimular os jovens em ser cidadãos ativos e participantes na vida da comunidade local, incentivar a integração e inclusão social e a educação para um desenvolvimento sustentável.

PARCEIROS

Giovani per l’Europa (Itália)

Esta organização desenvolveu já inúmeros programas educacionais a nível europeu, direcionados a participantes de todas as idades, com resultados significativos. São especializados em projetos de Estágio Europeu (European Internships) graças à experiência adquirida em Programas de Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong Learning Programmes)

United Societies of Balkans (Grécia)

Desde 2008 têm implementado várias atividades de âmbito local e internacional, baseadas em educação formal e não formal, tentando reforçar a importância da aprendizagem experimental e educação não formal, e a inclusão de ferramentas e métodos de educação não formal no sistema educativo tradicional. Esta organização promoveu mais de 40 projetos para jovens, em vários campos, desde discriminação, a direitos humanos, ecologia, media, diálogo intercultural, etc. Para além disso, enviou já cerca de 2,000 jovens para o estrangeiro, em projetos de mobilidade juvenil, e acolheu mais de 2,600 em projetos organizados pela organização.

System&G (Grécia)

Estão a organizar e participar em vários eventos nacionais e internacionais como seminários, intercâmbios juvenis, cursos de formação e SVE, quer acolhendo quer enviando os voluntários, trabalhando com jovens motivados de forma a contribuir para a mobilidade dos juventude grega, proporcionando o conhecimento de outras culturas e a promoção de uma consciência europeia.

Suncokret-Centre for Community Development (Croácia)

Foca o seu trabalho no desenvolvimento comunitário e pretende ter impacto sobretudo ao nível das perturbações sociais na região, melhorando a qualidade de vida geral, mas especialmente dos socialmente excluídos, promovendo a reconstrução comunitária, e apoiando o desenvolvimento de uma sociedade civil democrática sustentável. A reintegração e melhoria das condições de vida são essenciais nesta área que sofreu diretamente as consequências da guerra e enfrenta agora sérios desafios sociais. As suas atividades pretendem assim abordar diretamente as questões da reintegração e reconstrução comunitária, bem como o desenvolvimento do entendimento internacional e interétnico, e os valores da tolerância e reconciliação.

Experiența Multipart (Roménia)

Tem imensa experiência na organização de eventos desportivos, nos quais participam entre 200 a 2500 desportistas amadores, e nos quais lidam até com 400 voluntários locais e voluntários europeus (SVE).

Desenvolvem atividades, projetos e programas relacionados com o desporto, com a organização de competições e eventos, mas também formações desportivas, seminários, conferências, e outras atividades a nível local, nacional e internacional, com base em métodos de educação tanto formal como não formal.

Millennium Centre Association (Roménia)

Quer representando o papel de organização de envio, acolhimento ou coordenação, desde 2007, enviaram já centenas de voluntários da Roménia para o estrangeiro e receberam outras centenas oriundos de países parceiros do Programa. É uma organização que põe o mesmo ênfase em métodos de trabalho não formais e informais relativamente ao trabalho que desenvolvem com os voluntários de SVE e com a sua própria equipa.

A forte integração local da equipa juntamente com os voluntários de SVE, melhora a cada projeto de voluntariado que promovem, criando um ambiente amigável entre os participantes.

Participantes:

12 jovens portugueses com as seguintes características:

- Motivados e dispostos a enfrentar novos desafios;

- Dispostos a trabalhar com pessoas de diferentes cenários e culturas;

- Dinâmicos, versáteis, bem-dispostos, flexíveis e com iniciativa própria;

- Capazes de resolver e de lidar com conflitos de forma criativa;

- Criativos e interessados em trabalhar com jovens;

- Entusiasmados por participar no projeto;

- Maturidade para trabalhar e relacionar-se com jovens com menos oportunidades, e vontade de desenvolver as atividades de forma responsável.

- Idades entre os 18-30 anos,

Este projeto inclui: Apoio, formações, viagem internacional (regulamento do Programa Erasmus +), alojamento, bolsa para a alimentação, seguro, transportes locais se necessários, certificado da Comissão Europeia e materiais. Para saber mais sobre o Serviço Voluntário Europeu abre o link.

Cada parceiro é responsável pela seleção dos participantes nacionais.

CONTACTOS:

Para mais informações sobre o projeto contacte-nos através de:

Associação Check-IN

Email: Enable JavaScript to view protected content.

Telm.: +351.212404136

ESTE PROJETO É APOIADO POR: Erasmus+, KA1: Mobility of Individuals, Agência Nacional Portuguesa com a referência nº: 2017-1-PT02-KA105-004067.

Podem ser encontradas mais informações sobre o Programa Erasmus + em: www.ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/index_pt.ht ou Agência Nacional Portuguesa Erasmus + Youth In Action: www.juventude.pt

Instítuto Português do Desporto e JuventudeJuventude em Acção - Erasmus +Anna Lindh Foundation - EuromedEurodesk

Este site utiliza cookies para assegurar a melhor experiência no nosso site.