Entidades

Entidades

O que é o Serviço Voluntário Europeu?
O Serviço Voluntário Europeu (SVE) é um projeto de voluntariado a nível europeu, inserido do Programa Erasmus+, Juventude. Valorizando o trabalho voluntário na sociedade presente e na comunidade local em particular, o SVE proporciona à Entidade de Acolhimento a troca de conhecimentos e experiências com jovens (entre os 18 e os 30 anos) de outros países, o que contribui para um maior enriquecimento do trabalho na instituição, com novas metodologias e ideias inovadoras. O SVE durará 6/9/12 meses, começando a 1 de Outubro ou a 1 de Março. As 2 primeiras semanas serão dedicadas a um curso de Língua Portuguesa. Começando trabalhar na entidade, o voluntário efetuará 7 horas diárias, no máximo, durante 5 dias da semana.

Requesitos da Entidade de Acolhimento
As organizações que acolhem voluntários terão de ser associações sem fins lucrativos
(juvenis, culturais…), organizações não-governamentais, autoridades locais (juntas de freguesia ou câmaras municipais) ou outras entidades locais sem fins lucrativos. E têm de ser entidades acreditadas a nível Europeu.

Responsabilidades da Associação Check-IN
São da nossa responsabilidade a documentação (acreditação, candidaturas, relatórios) e a logística do projeto, tais como: viagem, formação e visitas culturais para o voluntário, curso de língua, dinheiro de bolso, seguro, alojamento em quartos duplos, reuniões mensais e avaliação.

Responsabilidades da Entidade de Acolhimento
Compete-vos assegurar o local de atividade, as condições e o interesse em receber um voluntário. Além disso, compete à Entidade de Acolhimento selecionar o voluntário, ter um coordenador que o acompanhe no desenvolvimento do seu plano de voluntariado e ajudar a Associação Check-IN, enquanto a entidade coordenadora, na avaliação (no final da primeira semana, no final do primeiro mês e a meio do projeto) e elaboração do relatório final. O coordenador terá que participar na formação sobre o SVE organizada pela Associação Check-IN, antes de receber o primeiro voluntário Europeu.

Custos
A Bolsa para este projeto está inserida no Programa Erasmus+, Juventude. A Associação Check-IN é responsável pela gestão da bolsa em parceria com o parceiro internacional. Esta Bolsa inclui a viagem internacional, alojamento em quartos duplos, seguro, tutoria, tarefas administrativas (acreditação da entidade de acolhimento, candidatura, contatos internacionais, relatórios,…), gestão financeira do projeto, formações e tutoria. As entidades de acolhimento não têm qualquer custo com o projeto. Mas podem dar melhores condições com um apoio extra para a bolsa de alimentação. Este apoio varia de parceiro de acolhimento.

Se estiver a pensar desenvolver um projeto de SVE como entidade de acolhimento, se procurar uma entidade coordenadora que trate de todo o processo e cumprir com os requisitos descritos, preencha o nosso formulário aqui.

Para mais informações contate-nos:
Telefone: +351 21 240 41 36
Email: evs(arruba)checkin.org.pt

Neste momento, a Check-IN é parceiro e entidade coordenadora para sete entidades de acolhimento em Lisboa no processo do Serviço Voluntário Europeu:
ALBA - Associação Luso Brasileira de Ayurvédica e Disciplínas Associadas
APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
BUÉ FIXE - Associação de Jóvens
LAR Jorbalán

Fundação LIGA
NHC Social - Cooperativa de Solidariedade
Raízes - Associação de Apoio à Criança e ao Jovem

Instítuto Português do Desporto e Juventude
Juventude em Acção - Erasmus +
Anna Lindh Foundation - Euromed
Eurodesk

Este site utiliza cookies para assegurar a melhor experiência no nosso site.